Uma “brincadeira” que de divertida não tem nada. Pelo contrário, é crime, e pode “sujar” às mãos de sangue de quem o pratica.

Infelizmente, o número de trotes feito ao Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) tem aumento consideralmente. Nesta terça-feira, 1, uma ambulância do Suporte Avançado, a mais completa, usada quando o risco de morte é iminente, foi acionada para uma ocorrência, que na verdade se tratava de um trote.
O ato criminoso é simples, quando uma ambulância se desloca para atender um chamado que não é verdadeiro, quem realmente precisa pode ficar sem atendimento ou ocorrer uma demora e comprometer a vida ou a sequela de alguém acometido por um problema de saúde.
Franco Mariscal, médico do SAMU falou à reportagem do Portal Acre sobre os trotes, pedidos de socorro falso que tem acontecido com frequência.
“São práticas que não fazem bem a ninguém, principalmente pessoas que precisam do nosso serviço e que a qualquer momento vão passar por algum transtorno na saúde. É um momento que algum familiar da própria pessoa que está praticando o trote pode precisar, algum vizinho ou você mesmo que está cometendo o trote”, disse.
Segundo Mariscal, os profissionais se deslocam com os recursos disponívies nas ambulâncias. vão para uma localidade distante e se deparam com o trote.
“Infelizmentente, tem acontecido corriqueiramente e é recorrente isso. E aí essas pessoas têm que se conscientizar. “Como temos poucos recursos, às vezes não dá tempo da gente chegar Por questão de segundos ou alguns minutos, pessoas podem perder a vida”, finaliza o médico.
Veja o vídeo: