Rio Branco, 7 de julho de 2025.

Ban_Energisa_25-06-25

Casamento coletivo celebra a união de 405 casais no encerramento da Expoacre Juruá; Vice-governadora participa

Quase mil pessoas disseram “sim” na Arena do Juruá durante casamento coletivo: Foto Neto Lucena/Secom

A união de amor, cidadania e dignidade marcou o encerramento da edição do Projeto Cidadão em Cruzeiro do Sul, neste domingo, 6, com a realização do casamento coletivo de 405 casais durante a Expoacre Juruá 2025. A ação foi promovida pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), com o apoio do Governo do Estado, Prefeitura de Cruzeiro do Sul e diversas instituições parceiras. A cerimônia ocorreu no estádio Arena do Juruá, espaço ambientado para receber centenas de casais, familiares e autoridades.

A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, prestigiou a cerimônia e participou da celebração junto à coordenação do Tribunal de Justiça. Em sua fala, ela destacou o simbolismo da ação para a população e reforçou o compromisso do governo em apoiar iniciativas que promovam inclusão e valorizem as famílias acreanas. “Esse casamento coletivo deve ser celebrado, em primeiro lugar, pelos princípios e valores que são ensinados para cada homem e mulher, segundo pelos 30 anos de cidadania que o Projeto Cidadão leva para os lugares e pessoas mais vulneráveis do nosso Estado, presente para cada um de nós como instrumento de cidadania, igualdade e justiça social”, destacou Mailza Assis.

Vestidos a caráter, noivos de todas as idades, como Raimundo Carlos da Silva e Francisca Elza de Souza, que após 60 anos de união religiosa, oficializaram sua união civil com emoção e alegria. “A gente casou na igreja, criou nossos filhos e netos juntos, e hoje estamos felizes por finalmente assinar os papéis. Deus quis que fosse agora, e é uma bênção”, disse Francisca, ao lado do esposo emocionado.

E quem disse que tem idade para celebrar o amor: Foto Neto Lucena/Secom

Para o casal Fernanda Morais e Carlos Rodigues, que aguardavam há mais de seis anos a chance de oficializar a relação, a oportunidade foi recebida com alegria e gratidão. “Era um sonho. Lutamos muito até aqui. O coração acelerou na hora do sim. Agradecemos a Deus e ao Projeto Cidadão por esse presente. Agora é seguir planejando o futuro e construir nossa família”, disse Fernanda, emocionada.

Além do casamento, o Projeto Cidadão ofereceu dois dias de atendimentos gratuitos na Escola Estadual Comandante Braz de Aguiar, com emissão de documentos, serviços de saúde, atendimentos jurídicos, orientações sociais e atividades culturais. As ações aconteceram nos dias 4 e 5 de julho, como parte da programação da Expoacre Juruá.

Desembargador Samoel Evangelista, representando do Tribunal de Justiça do Acre: Foto Neto Lucena/Secom

A iniciativa contou com a participação de diversos órgãos e entidades, como o Ministério Público, Defensoria Pública, governo do Acre, cartórios, Polícia Civil, Policia Militar, Previdência Social, Incra, Energisa, Superintendência Regional do Trabalho Corpo de Bombeiros, secretarias estaduais e municipais, reafirmando o espírito colaborativo que torna o Projeto Cidadão um dos programas sociais mais bem-sucedidos do Acre.

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Tião Bocalom destaca importância da liberdade de imprensa durante...
2
Legado, Oportunidade
Morre empresário que acreditava no esporte como transformação na ...
3
Médicos do estado decidem deflagrar greve na sexta-feira
4
Calixto falando ou dizendo?
5
Bombeiros iniciam busca por pai e filho que desapareceram após sa...
Contem Vida

» Notícias Relacionadas

Ban_Energisa_25-06-25