
Foi divulgado nesta segunda-feira, 7, o Relatório de Controle Aeroportuário referente ao mês de junho. O levantamento mostra que os aeródromos acreanos registraram 1.004 voos no mês, totalizando 5.030 operações nos seis primeiros meses de 2025. A aviação regional cumpre papel fundamental na mobilidade da população, especialmente em municípios com acesso limitado por via terrestre. A divulgação é feita pelo Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre).
“Com o compromisso do governador Gladson Camelí, seguimos avançando para tornar os aeroportos mais eficientes e seguros. O transporte aéreo continua sendo um elo fundamental entre os acreanos e os serviços que eles precisam”, destacou a presidente do Deracre, Sula Ximenes.
O relatório contempla oito aeródromos e reforça a importância de investimentos contínuos na infraestrutura aeroportuária para garantir deslocamento seguro e acesso a serviços básicos nas regiões mais isoladas. Em junho, Feijó voltou a liderar a movimentação com 310 voos, sendo 273 regulares, 26 de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) diurno e 11 noturnos. Em seguida aparecem Tarauacá (232 voos), Marechal Thaumaturgo (175), Porto Walter (106), Jordão (101), Santa Rosa do Purus (47), Manoel Urbano (25) e Xapuri (8).
Com 88% dos voos classificados como regulares, a malha aérea estadual segue se consolidando como uma alternativa segura e estratégica de transporte. Os dados comparativos mostram um crescimento nos últimos anos: foram 7.123 voos registrados em 2023, 9.162 em 2024 (aumento de 28,6%) e, até junho de 2025, já são 5.030 operações, número que aponta para mais um ano de crescimento da aviação regional no estado.
Com informações da Agência de Notícias do Acre