
A Comissão Pró-Indígenas do Acre foi indicada ao Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, concedido pela Câmara dos Deputados a iniciativas em prol da promoção da educação no Brasil, em reconhecimento ao projeto ‘Programa de Formação de Agentes Agroflorestais (AAFIs)’, que capacita jovens lideranças amazônica em defesa da floreta.
O projeto, indicado pela deputada federal Socorro Neri (Progressistas), atua desde 1996 e atende diversos povos indígenas, entre eles a Arara do Rio Branco, Arara Shawadawa, Ashaninka, Huni Kuin, Manchineri, Nawa, Nukini e Yawanawá, e trabalha o fortalecimento das politicas de reflorestamento, da produção de alimentos e manutenção do clima por meio do cuidado com as florestas.
Além disso, o trabalho busca elaborar e implementar ações de produção agroflorestal, segurança alimentar e vigilância territorial para garantir a conservação das florestas e valorização cultural.
Para a deputada Socorro Neri, o reconhecimento é merecido. “É mais do que merecido. Há mais de 25 anos, o Programa de Formação de Agentes Agroflorestais Indígenas forma jovens lideranças na Amazônia, unindo saberes tradicionais e científicos em defesa da floresta, da educação e dos direitos dos povos originários”, disse Neri.