Rio Branco, 8 de julho de 2025.

Sem Fronteira

“Menina das vagas” cobra cirurgia de câncer de mama e critica Sesacre sobre informação distorcida de agendamento

Em vídeo publicado nas redes sociais, a consultora de Recursos Humanos, Raquel Albuquerque, conhecida como a “menina das vagas”, pediu um posicionamento da Saúde do Estado do Acre sobre o agendamento de uma cirurgia essencial para a continuidade de seu tratamento contra o câncer de mama.

Raquel Albuquerque explica que foi orientada a iniciar o tratamento pelas quimioterapias e que após esse período, deveria passar pela cirurgia. O tratamento quimioterápico terminou em março de 2025, mas até o momento da postagem do vídeo, a consultora permanecia sem o agendamento do procedimento cirúrgico.

“Acontece que eu achava que já estava em uma fila de espera e que terminadas as minhas quimios, eu iria passar pela cirurgia. Nós já estamos em julho e vocês sabem que câncer é uma coisa muito rápida, muito acelerada, então não vai valer a pena nada do que foi feito. As pessoas me perguntam se eu estou bem e eu não sei dizer, porque é uma coisa interna”, relata a consultora sobre os riscos da falta de atendimento imediato.

Com a postagem, Raquel Albuquerque buscou mobilizar outros pacientes ou familiares de pessoas que necessitam de atendimento da saúde pública e seguem sem respostas a se manifestar, com o intuito de atrair a atenção do governo para a causa.

“Colaborem com essa parte, me fala aqui [comentários] se você está aguardando, se também está na fila, se é um filho seu”, pediu.

A consultora de Recursos Humanos tem mais de 60 mil seguidores e logo a postagem ganhou repercussão. Pela tarde, algumas horas depois da primeira postagem, Raquel Albuquerque reapareceu para comentar a resposta da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), enviada à uma amiga da consultora após o compartilhamento.

De acordo com a secretaria, a cirurgia já estava agendada e que Raquel Albuquerque teria ciência disso. A profissional de Recursos Humanos mostrou indignação com o comentário que, segundo ela, deixou aberto para interpretações e corrigiu a informação, explicando que só recebeu retorno da regulação depois do vídeo.

“A Sesacre responder por mim, sendo que só recebi a resposta da regulação há meia hora, dizendo que ‘a cirurgia dela está marcada e ela tem ciência disso’, como se eu estivesse mentindo, como se eu tivesse saído da minha casa pra gravar esse vídeo no sol quente, só para mentir. E outra, meu marido me atentou que eles marcaram a minha cirurgia para o dia 21, e meu médico, o doutor Sidney, só atende às quintas-feiras, e nessa data é uma segunda-feira. Eu acho que eles estão ganhando tempo e estão respondendo as pessoas como se eu fosse louca”, disse.

Em outro vídeo, Raquel Albuquerque apareceu abalada e lamentou ter que exigir algo que é um direito. “O mais triste de tudo, é que com essa mobilização, a Sheila da regulação me informou que tem sete pessoas na minha frente e agora parece que vai ter uma data. Ou seja, desde março e agora já estamos em julho, e eu não estava agendada. Vocês entendem a gravidade disso? […] Eu não quero chorar de novo, mas isso é ridículo, pedir por uma coisa que é sua”.

Após a divulgação do primeiro vídeo, o Portal Acre procurou a Sesacre para um posicionamento, mas a reportagem foi informada de que o assunto iria ser tratado direto com a paciente.

Veja o vídeo.

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Representantes da classe política prestigiam inauguração e destac...
2
Vai parar
Greve dos médicos no Acre começa nesta sexta; Saiba o que funcion...
3
Como ajudar meu filho a falar? Dicas para estimular a linguagem d...
4
Empreendedores podem participar de feiras em Rio Branco; Saiba co...
5
Pedro Pascoal diz que greve dos médicos coloca vidas em risco
Contem Vida

» Notícias Relacionadas

Ban_Energisa_25-06-25