
A ação de doação de sangue organizada para esta terça-feira, 8, na Câmara Municipal de Rio Branco, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre), foi suspensa devido a falta de energia no ônibus em que as coletas são realizadas.
A coleta seria realizada das 8h às 12h, no estacionamento da Câmara. Contudo, desde 7h30 os responsáveis pelo ônibus aguardavam a Energisa ligar a rede elétrica do veículo. De acordo com o vereador Aiache (PP), que promoveu uma Tribuna Popular em junho sobre a importância da doação de sangue, criticou o atraso de uma resposta da Energisa.
“Com a maior boa vontade, os servidores da Hemoacre, como sempre tem feito, estão aqui para fazer a coleta, eles estão aqui para ajudar a nossa população, para ajudar o nosso povo, que sangue é vida. A maior boa vontade, eles estão aqui e, infelizmente, desde 8 horas da manhã, eles estão esperando. E a Energisa não veio ligar a energia do ônibus, porque precisa da energia para fazer o trabalho deles”, explicou o parlamentar.
Segundo o vereador, o ofício foi solicitando os serviços da empresa foi enviado com semanas de antecedência.
“Foi pedido (a ligação) desde quando foi feita a proposta. Já mandaram ofício para a Energisa. Inclusive, não é o primeiro relato. Vários relatos de quando eles vão lá fazer a coleta, vão trabalhar, acontece isso para ligar e eles tem que ficar lá. Alguns servidores ficam lá além do horário com fome, porque ele não tem a alimentação dele, e eles tem que ficar lá até a energia chegar certo”, disse.
A sessão chegou a ser suspensa para que os vereadores pudessem fazer as doações.
A reportagem entrou em contato com a Energisa e aguarda um posicionamento da empresa.