
A recém-nascida Aurora Maria Oliveira Mesquita, de apenas 18 dias de vida, passou por procedimento cirúrgico na manhã desta quarta-feira, 9 no Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, para retirada do tecido necrosado nos pés. O procedimento, que consiste em uma raspagem da área afetada, foi feito com o intuito de evitar a amputação.
Por meio das redes sociais, a tia da criança, Fátima Mesquita, corrigiu a informação divulgada anteriormente de que as lesões não teriam afetado os ossos da criança. De acordo com o médico responsável pelo procedimento, a lesão severa chegou aos ossos e tornou necessário o processo de enxerto, que consistiu na retirada de tecido da panturrilha para preservar os dedos.
“A princípio, o enxerto de pele não seria realizado hoje. Mas, diante da possibilidade de perda dos dedinhos, o médico optou por agir imediatamente. O médico retirou parte da pele da panturrilha, região onde já havia uma lesão, e realizou o enxerto nos dedinhos”, escreveu Fátima Mesquita.
Em informação divulgada pelo Notícias do Juruá, o pai da recém-nascida, Marcos Oliveira, elogiou o trabalho do cirurgião e celebrou o fato de que a filha não precisou ser entubada. A bebê foi submetida a anestesia geral e respondeu bem ao procedimento. “Agora é só orar mesmo, para não ser preciso amputar. Para o enxerto ‘pegar’”, disse o pai.
A família segue na torcida pela recuperação de Aurora Maria e para que o corpo aceite o procedimento. “Cada dia é uma batalha e ela tem lutado com uma força que só um milagre explica”, acrescentou Fátima Mesquita.