
Oi minha gente linda!
Mais uma semana, mais uma coluna feita com muito sabor e afeto para vocês.
Tambaqui: O Gigante da Amazônia à Mesa
Poucos ingredientes traduzem tão bem a riqueza da Amazônia quanto o tambaqui.
Esse peixe de água doce de carne suculenta, é muito mais do que uma proteína: é parte da identidade gastronômica do Norte do Brasil. Presente em mercados, feiras e mesas ribeirinhas, o tambaqui vem ganhando cada vez mais destaque também nos cardápios de restaurantes renomados pelo país.
Extremamente versátil, aceitando bem desde frito, assado e até moquecas e caldeiradas.
Se você nunca comeu tambaqui, está perdendo uma das melhores experiências que um peixe pode proporcionar. O tambaqui é aquele tipo de ingrediente que chega imponente à mesa e sai deixando saudade.
Mas se existe uma forma que sintetiza sua grandiosidade, é na brasa. A costela de tambaqui assada, com sua pele crocante e carne suculenta, é um verdadeiro espetáculo visual e sensorial. Servida com farofa de mandioca, vinagrete e molho de pimenta, ela transforma uma refeição em celebração.
Hoje em dia já dá pra encontrar o tambaqui resfriado ou congelado em várias feiras, supermercados e peixarias pelo Brasil. E se encontrar a costela, leva sem pensar duas vezes.
Costela de Tambaqui na brasa (ou no forno)
Ingredientes:
1 costela de tambaqui (com pele)
Suco de 1 limão
3 dentes de alho amassados
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Azeite
Cheiro-verde pra finalizar
Modo de preparo:
1. Tempere a costela com limão, alho, sal e pimenta. Deixe marinando por uns 30 minutos.
2. Se for na brasa: coloque a costela com a pele virada pra baixo e asse em fogo médio por cerca de 25 a 30 minutos. Não vire! A pele vai proteger e a carne vai ficar macia e suculenta.
3. Se for no forno: pré-aqueça a 200 °C, coloque a costela numa assadeira forrada com papel alumínio (pele pra baixo), cubra com papel alumínio e asse por uns 30 minutos. Depois, retire o papel e deixe dourar por mais 10 a 15 minutos.
Faz e marca a gente lá no instagram @portalacre e @maricarvalhogs.
Até a próxima!
Mariana Carvalho é colunista de gastronomia do Portal Acre.