Rio Branco, 19 de julho de 2025.

Sem Fronteira

Bocalom decreta Situação de Emergência em Saúde por agravamento de doenças respiratórias em Rio Branco

Decreto tem validade pelos próximos 180 dias: Tony Wilston/Agência Brasília

O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom decretou Situação de Emergência em Saúde por conta do agravamento de doenças respiratórias em Rio Branco. O decreto, com validade de seis meses, foi publicado na edição desta sexta-feira, 11, do Diário Oficial.

A prefeitura argumenta que até a semana epidemiológica 21 deste ano, já foram realizados 18 mil atendimentos por doenças respiratórias, além de 499 internações por SRAG, sendo 42,1% delas em crianças menores de dois anos e 18% em idosos com 60 anos ou mais. Diz ainda que houve a detecção de circulação simultânea de múltiplos vírus respiratórios, incluindo Rinovírus, Vírus Sincicial Respiratório (VSR), Influenza A e B, Adenovírus e SARS-CoV-2, com taxa de positividade de 51,3% das amostras analisadas.

Outra justificativa é a ocorrência de 29 óbitos por SRAG, dos quais 6 foram confirmados por COVID-19 e os demais associaram-se a vírus respiratórios diversos ou causas não especificadas, com predomínio em pessoas com comorbidades e idosos.

Conforme o decreto, o cenário atual compromete a capacidade assistencial do sistema municipal de saúde requer a necessidade de complementação de recursos humanos, com a ampliação dos horários de funcionamento de unidades de saúde e a instituição de plantões extraordinários.

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Bombeiros iniciam busca por pai e filho que desapareceram após sa...
2
Representantes da classe política prestigiam inauguração e destac...
3
Vai parar
Greve dos médicos no Acre começa nesta sexta; Saiba o que funcion...
4
Como ajudar meu filho a falar? Dicas para estimular a linguagem d...
5
Empreendedores podem participar de feiras em Rio Branco; Saiba co...
Sem Fronteiras

» Notícias Relacionadas

Detran-AC