
De acordo com dados repassados pela Defesa Civil Municipal, o nível do Rio Iaco, em Sena Madureira, segue em declínio e nesta sexta-feira, 11, está medindo apenas 0,98 centímetros, menos de 1 metro, chegando a pior marca do ano.
O manancial vem sendo acompanhado de perto pelas autoridades locais, que temem uma crise hídrica no município. Principalmente, pelo fato de que o principal sistema de captação de água do Saneacre é instalado justamente no leito do rio.
Outra preocupação é com a navegação de ribeirinhos, que mesmo utilizando pequenas embarcações como canoas, correm riscos de sofrer acidentes fluviais devido aos bancos de areia que se formam ao longo do manancial.
Para evitar problemas no abastecimento de água na cidade, as autoridades pedem que os moradores evitem desperdícios, já que o verão amazônico está apenas começando, e o auge da seca deve ocorrer entre os meses de setembro e outubro.
Apesar do estado de alerta, a situação ainda está controlada e o município não registra casos de desabastecimento. Porém é necessário uma conscientização de todos os cidadãos para que os transtornos durante o período do verão sejam os mínimos possíveis.