Rio Branco, 17 de julho de 2025.

Contem Vida

Grande quantidade de peixes mortos no Rio Muru, no interior do Acre, preocupa moradores; Governo envia equipe técnica até o local

Morte de peixes intriga moradores da região: Foto reprodução

Moradores do município de Jordão, no interior do Acre, estão preocupados com a grande quantidade de peixes mortos que tem aparecido no rio Muru, nos últimos dias.

Em um vídeo enviado a redação do Portal Acre, um morador da comunidade Novo Porto, mostra imagens impressionantes de centenas de peixes de várias espécies mortos a beira do manancial.

Preocupados com o que pode está causando a morte dos peixes, os moradores pedem apoio à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) para realizar uma análise da água, visto que muitos moradores da zona rural utilizam a água do manancial para beber e fazer refeições.

O caso tem intrigado não somente os moradores da cidade mas também as pessoas que acompanham o vídeo. Até o momento as autoridades do município não se pronunciaram sobre o episódio.

O governo do Acre pubicou uma nota onde explica que adotou medidas imediatas como o deslocamento de uma equipe técnica até o local, onde farão a coleta de amostras de água para análise e também escutas com as comunidades atingidas.

Nota pública sobre o registro de mortandade de peixes no Rio Muru, em Jordão

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), vem a público informar que ao tomar conhecimento, por parte da Prefeitura de Jordão, acerca da mortandade de peixes registrado no Rio Muru, adotou medidas imediatas para a apuração dos fatos.

Considerando a relevância socioambiental do Rio Muru para as comunidades ribeirinhas locais – como fonte de alimentação, abastecimento e subsistência, serão adotadas as seguintes ações:

I. Deslocamento de uma equipe técnica composta por profissionais da Sema e da Defesa Civil nesta quinta-feira, 17, para realização de uma vistoria técnica nos trechos afetados do rio;

II. Serão coletadas amostras de água para análise físico-química e microbiológica;

III. Realização de registros de campo e escuta ativa das comunidades atingidas.

IV. As amostras coletadas serão enviadas para análise laboratorial, com o objetivo de identificar as possíveis causas da mortandade dos peixes. A partir dos resultados, a Sema avaliará medidas emergenciais e ações preventivas para contenção e mitigação dos impactos ambientais.

O governo do Acre reforça seu compromisso com a preservação dos recursos naturais e manterá a população informada sobre os desdobramentos do caso, por meio de notas técnicas oficiais.

Renata Souza
Secretária de Estado do Meio Ambiente em exercício

Veja o vídeo:

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Representantes da classe política prestigiam inauguração e destac...
2
Vai parar
Greve dos médicos no Acre começa nesta sexta; Saiba o que funcion...
3
Como ajudar meu filho a falar? Dicas para estimular a linguagem d...
4
Empreendedores podem participar de feiras em Rio Branco; Saiba co...
5
Pedro Pascoal diz que greve dos médicos coloca vidas em risco
Sem Fronteiras

» Notícias Relacionadas

ac.gov.br