
Em agenda no Rio de Janeiro, a vice-governadora Mailza Assis realizou nesta quarta-feira, 16, uma visita institucional à Escola Superior de Guerra (ESG), na Urca, uma das mais prestigiadas instituições de ensino estratégico do país voltada à formação de civis e militares em áreas como Defesa Nacional, planejamento estratégico e segurança de fronteiras.
Durante o encontro, Mailza solicitou vagas para participação de autoridades e servidores do Acre nos cursos estratégicos oferecidos pela ESG, voltados especialmente para gestores públicos, técnicos das áreas de planejamento, defesa civil e integração regional.
A comitiva do Acre foi recebida pelo comandante da ESG, general Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, o diretor de relações institucionais e representante da Marinha na ESG, Almirante Lourenço e pelo coronel Antonio Celente, presidente da Associação de Diplomados da ESG. A vice-governadora acompanhou uma apresentação institucional sobre a missão da escola, sua estrutura e os cursos oferecidos.
Mailza também conheceu o método de planejamento estratégico adotado pela ESG, baseado na matriz FIJM (Fatores, Interesses, Juízos e Medidas), utilizado em processos decisórios de alta complexidade e na formulação de políticas públicas de longo prazo.
A vice-governadora destacou a posição geoestratégica do Acre na fronteira com o Peru e a Bolívia, e a sua relevância envolvendo segurança de fronteira e defesa da Amazônia. “O Acre tem uma posição geográfica estratégica, na fronteira com o Peru e a Bolívia, o que nos coloca em destaque em pautas como defesa da Amazônia, segurança de fronteiras e integração regional”, disse.
O comandante da ESG falou dos esforços da instituição para manter as formações, mesmo diante das limitações orçamentárias. “Com o apoio dos nossos instrutores, conseguimos avançar no ensino à distância”, afirmou o general Catanhede Lago.
A agenda também teve participação do delegado regional da Associação dos Diplomados da ESG (Adesg), Lauro Santos, que ressaltou o papel da entidade no fortalecimento do vínculo entre as Forças Armadas e os estados. “É o trabalho nosso da Adesg fazer essa aproximação das Forças Armadas com os órgãos públicos, a iniciativa privada e os governos estaduais”, pontuou.
Durante a visita, a vice-governadora conheceu a Sala da Memória Coronel Montenegro, espaço dedicado à história institucional da ESG. “Aqui é um espaço dedicado à memória institucional da ESG. O coronel Montenegro, que serviu durante muitos anos na escola, foi o grande responsável por reunir esse material histórico. Por isso, batizamos a sala com seu nome, em uma justa homenagem”, explicou uma das oficiais.
Em um gesto de cortesia, a vice-governadora Mailza presenteou as autoridades da ESG com uma peça artesanal em marchetaria. “O tom azul da Marinha, olha que coisa linda,” reagiu o Almirante Lourenço ao receber o presente.
A visita reforça o compromisso com o planejamento institucional, a qualificação técnica e a integração em temas nacionais de segurança e desenvolvimento.
Com informações da Agência de Notícias do Acre