
A Igreja Comunidade Batista Vida (CBVida), localizada em Rio Branco, Acre, deu início a uma ação sustentável que une fé, cuidado ambiental e apoio à comunidade.
Com o objetivo de evitar o descarte incorreto de óleo de cozinha usado em restaurantes, lanches e residências, a igreja instalou um coletor especial em suas dependências para receber doações tanto dos membros, quanto dos moradores da região em parceria com a empresa Duque Sustentabilidade através da rede de ações ambientais.
A iniciativa busca conscientizar a população sobre os impactos ambientais do descarte inadequado de óleo, que frequentemente é jogado no ralo das pias, poluindo rios, entupindo redes de esgoto e prejudicando o solo.
Conforme estudos, o descarte inadequado de óleo de cozinha na natureza causa sérios problemas ambientais, incluindo a contaminação da água e do solo, além de prejudicar a vida selvagem. Um litro de óleo pode contaminar até 20 mil litros de água, afetando ecossistemas e causando desequilíbrios ambientais, como a morte de peixes. O óleo também pode entupir encanamentos, atrair pragas e contaminar o solo, tornando-o impermeável e contribuindo para enchentes.
Todo o óleo arrecadado será reaproveitado para a produção de sabão ecológico, que, posteriormente, será distribuído gratuitamente entre os frequentadores da igreja e a comunidade local.

“A ideia é simples, mas poderosa. Ao invés de jogar o óleo fora, convidamos que as pessoas tragam o que seria descartado aqui para a igreja, que iremos coletar e dar um destino adequado ao que iria prejudicar o meio ambiente”, afirma Billy Fequis, líder da rede de ações ambientais da CB Vida.
O templo sede da Comunidade Batista Vida, onde o óleo usado pode ser entregue, fica localizado na Rua Major Jenor, 344 – Distrito Industrial, Rio Branco.