
Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”, a 4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Rio Branco será realizada nesta terça-feira, 22, no Anfiteatro Garibaldi Brasil, localizado na Universidade Federal do Acre (Ufac), das 8h às 17h. As inscrições para o evento encerram nesta segunda-feira, 21, e podem ser realizadas online (neste link).
A conferência tem como objetivo integrar propostas para fortalecer e ampliar políticas públicas para as mulheres, com a perspectiva da interseccionalidade, para promover a democracia e a igualdade, garantindo voz e representatividade às mulheres em toda a sua diversidade.
O evento também busca elaborar um diagnóstico sobre as condições de vida e as lutas das mulheres, bem como sobre a realidade das políticas públicas direcionadas a elas. Além de elaborar e consolidar ações prioritárias nas políticas para as mulheres; e fortalecer o diálogo entre o governo e a sociedade civil, para maior participação social na formulação e implementação das políticas para as mulheres.
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) e o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres estão à frente da conferência. De acordo com a gestora do Departamento de Políticas para Mulheres, Rila Freze, o evento norteará o III Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Rio Branco, além de eleger os representantes do município na etapa estadual da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.
“Será um momento onde sociedade civil e poder público irão conferir, avaliar e debater políticas públicas para as mulheres no município. Além de construir propostas de políticas que atendam às necessidades das mulheres no âmbito municipal, estadual e nacional. E também será realizada a eleição de delegadas para a Conferência Estadual dos Direitos das Mulheres”, explica.
A programação do evento contará com a leitura e a aprovação do Regimento Interno da 4ª CMDM. Também haverá as mesas-redondas: Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas; Mais Conquistas para Todas; e a 4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres e o Plano Municipal de Políticas para Mulheres.
Além disso, também vai contar com painéis para a construção de propostas da 4ª CMDM, com seis eixos no total, e a apresentação das propostas elaboradas em cada um deles. Por fim, antes do encerramento do evento, ocorrerá a eleição das Delegadas para a etapa estadual.