Rio Branco, 23 de julho de 2025.

Prefeitura de Rio Branco

Com crescimento de 20% no número de empresas, Espaço Indústria aposta em inovação e sustentabilidade

O setor industrial deve ser um dos destaques da Expoacre 2025. Em entrevista ao Portal Acre nesta terça-feira, 22, no Parque de Exposições Wildy Viana, onde a feira irá acontecer dos dias 26 de julho a 3 de agosto, o presidente da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), José Adriano Ribeiro, destacou que há um aumento de até 20% no número de empresas alojadas no espaço em relação à edição 2024.

Em razão da alta demanda, os estandes do Espaço Indústria foram integrados e muitos empresários irão trabalhar de forma conjunta, o que incentiva a competitividade, um elemento crucial para o crescimento econômico.

“Nós temos uma expectativa de que vamos ter um aumento de 10% a 20%, porque já nesse momento [pré-feira] a gente tem diversos pontos que já ficaram pequenos, então nós começamos a fazer um formato em que as empresas disputem o mesmo espaço e se unem. Em termos de CNPJ, será maior do que o ano passado, em torno de 20%. E estamos trabalhando para conciliar as questões de circulação e segurança”, disse José Adriano Ribeiro.

Presidente da Fieac, José Adriano, anunciou inovações para a edição 2025 da feira agropecuária | Foto: Luis Oliveira/Portal Acre

O presidente da Fieac também destacou o potencial da Expoacre na geração de empregos, tanto antes como durante no período de festa. “Às vezes é muito difícil das pessoas entenderem que um evento como esse, ele circula uma renda extra, promove a economia, sobretudo para a população que precisa de postos de trabalhos imediatos, situações pontuais, mas que fazem muita diferença no aumento da receita dessas famílias”, acrescentou.

A estimativa é que cerca de 1.000 postos de trabalhos, diretos e indiretos, sejam gerados nos momentos que antecedem as nove noites de programação.

Sustentabilidade no setor industrial

Um dos investimentos do Espaço Indústria é a apresentação de empresas de energia fotovoltaica. Segundo José Adriano Ribeiro, é esperado que a pauta ambiental seja amplamente discutida, incluindo a presença de especialistas.

“Essa pauta é muito recorrente e no processo industrial, nós sempre olhamos para essa questão da sustentabilidade, principalmente porque o nosso estado está de olho no aumento das exportações, e nós não conseguimos dialogar com o comércio exterior se não tivermos essa preocupação. E isso se faz por meio da inovação, e o desafio de que cada produto esteja sempre incluso nessa pauta”, explica o presidente da Fieac.

Além disso, conforme José Adriano, a sustentabilidade é destaque em função da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP 30, já que fortalece o diálogo e as inovações propostas pelo Acre, como o tratamento de resíduos sólidos e saneamento de forma integrada, contribuindo para as políticas públicas emergenciais.

Veja o vídeo:

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Bombeiros iniciam busca por pai e filho que desapareceram após sa...
2
Representantes da classe política prestigiam inauguração e destac...
3
Vai parar
Greve dos médicos no Acre começa nesta sexta; Saiba o que funcion...
4
Como ajudar meu filho a falar? Dicas para estimular a linguagem d...
5
Empreendedores podem participar de feiras em Rio Branco; Saiba co...
Sem Fronteiras

» Notícias Relacionadas

Contem Vida