Rio Branco, 30 de julho de 2025.

Prefeitura de Rio Branco

Projetos de sustentabilidade, inovação tecnologia ganham espaço e são destaques da Prefeitura na Expoacre 2025

A Prefeitura de Rio Branco está apresentando diversos projetos na área da educação a Expoacre 2025. Durante a 50ª edição da maior feira agropecuária do estado, o público pode conhecer as Hortas e Fazendinhas e o Espaço da Robótica no estande do órgão que foram reunidos pela Secretaria Municipal de Educação para serem exibidos no evento.

Projeto estimula a produção de hortaliças. Foto: Portal Acre

A coordenadora do programa Hortas e Fazendinhas, Marilu Aguilar, explicou que o projeto é aplicado, atualmente, em 13 escolas municipais.

“Da creche, ao pré-escolar e também no ensino fundamental. Estamos colocando nas escolas urbanas uma horta para produzir hortaliças e uma fazendinha para produzir alimentos desde macaxeira, milho, feijão, batata doce, inhame, cará, até frangos. Também temos na zona rural, uma escola que tem um galinheiro”, explica sobre algumas atividades já desenvolvidas em algumas unidades escolares.

A coordenadora Marilu Aguilar foi entrevistada pela repórter Bruna Giovanna, do Portal Acre. Foto: Portal Acre

Além disso, a coordenadora destaca que os professores, os gestores e a comunidade escolar estão trabalhando de forma a ensinar as crianças de forma criativa, as colocando como protagonistas de todas as aprendizagens.

“Elas começam a preparar o terreno. A gente só constrói toda a estrutura, tanto da horta quanto da fazendinha. Junto com a comunidade escolar, trabalhamos com os professores através de formações. E eles passam a semear, cultivar, cuidar das hortas, cuidar da fasendinha e até a colheita. As crianças criam receitas e entendem qual é o valor de cada alimento. Assim, elas vão se conscientizando sobre uma alimentação saudável e para ter saúde”, pontua.

Outros pontos destacados pela coordenadora envolvem a questão da educação ambiental, do agronegócio e do empreendedorismo.

“Ela fazem as degustações e depois fazem feirinhas para os pais. E é uma forma prática, maravilhosa de ensinar, porque elas gostam. Este projeto também funciona como um recurso didático. Integra instituições, pessoas, escola, comunidade, professores e pais. É maravilhoso. Todo mundo gosta”, afirma.

Além disso, Marilu conta que as crianças vivenciam a sustentabilidade, não sendo somente falada. “Elas aprendem a lidar com os pneus, a tratar, porque os canteiros são feitos de com eles. São três empilhados que ficam à altura de cada criança. Elas aprendem a reutilizar os plásticos, as garrafas e entendem como é cuidar do seu futuro através da sustentabilidade”, destaca.

Robótica e tecnologia

O estande da Prefeitura também conta com o Espaço Robótica, que tem como foco a tecnologia. O programa contempla turmas de quarto e quinto ano da rede municipal de ensino. 

Aulas de robótica ajudam no desenvolvimento das crianças. Foto: Portal Acre

“Aqui nós trabalhamos ciência, engenharia, matemática e pensamento computacional com as crianças nas escolas. Nós temos duas escolas piloto e nós já estamos desenvolvendo o programa aos poucos. Estamos participando de formações e recebendo formações externas, juntamente com as pessoas que forneceram os produtos da robótica para nós. E as crianças terão esse acesso e desenvolvimento participando ativamente do seu processo de aprendizagem e construindo seus próprios robôs, programando. Nós temos o auxílio dos tablets também que vão estar disponíveis nas escolas e as crianças vão poder fazer toda essa parte de programação e ter acesso ao desenvolvimento, a robótica que vem se desenvolvendo Brasil afora”, ressalta a assessora pedagógica, Thaila Lima.

A assessora explica que o programa tem muitos benefícios, principalmente de desenvolvimento, pois muitas crianças tem acesso excessivo a telas, por exemplo, o que pode trazer certas dificuldades. Por isso, o programa ajuda em diversas questões.

Implementação de tecnologias auxiliam até mesmo nas matérias tradicionais, como Matemática. Foto: Portal Acre

“Desenvolve trabalho em equipe, pensamento computacional e raciocínio lógico. As crianças vão ser ativas no seu processo de aprendizagem, vão ter esse pensamento em conjunto com a nossa ajuda também, pois vamos estar fornecendo apoio às escolas. Tem só a somar e a contribuir na nossa educação. A robótica, já vem sendo pauta em muitos lugares, mas aqui em Rio Branco, temos nos destacado à frente de alguns outros municípios e até mesmo estados, para contribuir significativamente na vida das nossas crianças”, enfatiza.

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Boa notícia
Parceria amplia oferta de exames a crianças no Acre
2
Tião Bocalom destaca importância da liberdade de imprensa durante...
3
Legado, Oportunidade
Morre empresário que acreditava no esporte como transformação na ...
4
Médicos do estado decidem deflagrar greve na sexta-feira
5
Calixto falando ou dizendo?
Sem Fronteiras

» Notícias Relacionadas

1150 x 260 Portal - GIF