
Nesta terça-feira, 29, a Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) realizou um café da manhã para a imprensa acreana para falar sobre os 24 anos do órgão, além do VIII Seminário da instituição.
A defensora pública-geral do Acre, Juliana Marques, destacou a importância das atividades desenvolvidas ao longo desses anos pela instituição.
“A Defensoria é um órgão que foi criado para levar acesso à justiça as pessoas mais vulneráveis, um dos pilares do regime democrático. E nós estamos, nesses 24 anos, avançando cada vez mais. Inclusive, esse ano, nós já demos ordem de serviço da construção da unidade de Epitaciolândia. No próximo mês, daremos ordem de serviço de Capixaba e até o final do ano de Brasileia”, enfatizou.
De acordo com Juliana, o órgão já realizou mais de 116 mil atendimentos, reforçando o compromisso e a confiança da instituição com a população acreana.
“Nós somos uma mão amiga, aquele que leva, que concretiza o direito para as pessoas, o direito constitucionalmente, legalmente reconhecido, mas que por muitas vezes, elas são afastadas desse direito. A Defensoria vem para ajudar, para interpor, para orientar as pessoas dos direitos delas. Muitas pessoas nem sequer conhecem que são titulares de direitos. E a Defensoria está aí para ajudar as pessoas mais vulneráveis, as mais necessitadas do estado”, destacou.
Para quem deseja buscar esses atendimentos, a defensora destaca quais procedimentos devem ser tomados e pontua o reforço que a instituição tem com o Whatsapp para atender, de forma mais ágil, todo o Acre.
“A Defensoria atende a população em todo o estado do Acre, das 7h às 12h. Você pode ir presencialmente nas unidades e pode entrar pelo site da instituição em nossos canais oficiais. E hoje nós temos o WhatsApp único que atende todo o estado, nesse mesmo horário, todos os dias, de segunda a sexta-feira”, explicou.
A defensora também alerta a população sobre possíveis tentativas de golpes que utilizam o nome da instituição para enganar a população.
“Infelizmente, a nossa instituição, os defensores, eles têm sido usados com a população, alegando que tem um processo, que tem uma orientação e pedem dinheiro, pedem recursos. Por isso que nós lançamos o WhatsApp único como mais uma medida para combater esses golpes. Ou seja, só existe um canal de comunicação, só existe a Defensoria do Acre, só tem um WhatsApp. Por isso, se você tem alguma demanda, lembre-se que não é cobrado nada, você busca a Defensoria, é um instrumento à sua disposição”, ressaltou.
VIII Seminário da Defensoria Pública
Durante o café da manhã, a DPE/AC também divulgou as informações sobre o VIII Seminário da instituição, que acontece nesta terça-feira, 29, a partir das 17h, no Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre (UFAC), em Rio Branco.
Segundo a diretora da Escola Superior da Defensoria Pública, Juliana Caobianco, o evento faz parte do calendário comemorativo anual da instituição e reforça o compromisso em promover uma formação continuada a membros e servidores.
“É também um importante ponte entre a Defensoria, os acadêmicos de direito e toda a comunidade jurídica. As inscrições podem ser feitas pelo site, mas no local, os interessados também poderão realizar as suas inscrições”, comentou a diretora.
Neste ano, o evento vai contar com as palestras da defensora pública do Distrito Federal, Mayara Tachy, que vai falar sobre Tribunal do Júri e Censografias (coleta de dados); e do professor Flávio Martins, que falaram sobre crise constitucional e direitos fundamentais. “O credenciamento acontecerá a partir das 16h30. A entrada é apenas 1kg de alimento não perecível”, finalizou.