O estande do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre) na Expoacre 2025 tem chamado a atenção da população riobranquense por proporcionar uma experiência imersiva às principais obras em andamento no estado. Com o início do verão amazônico, período de seca e altas temperaturas no território acreano, o Deracre intensificou as operações de recuperação de ramais e rodovias.

A presidente do Deracre, Sula Ximenes, reforçou que o espaço dentro da feira de agronegócio busca dar visibilidade ao trabalho da instituição com maior transparência. “Esse ano nós intensificamos essa ação de dar transparência e visibilidade às obras e aqui dentro do nosso estande nós tentamos colocar as principais obras, que são muitas, mas resumimos”, afirmou.
Um dos principais destaques da gestão de Sula Ximenes é a entrega da Ponte da Sibéria, em Xapuri, prevista para o final de setembro e que resolva um problema antigo: melhor trafegabilidade para a população e escoamento da produção.

“A entrega está bem próxima e isso é um sonho de mais de 40 anos”, destacou. Além da Ponte da Sibéria, a presidente confirmou a finalização da Variante de Xapuri, com cerca de 18km recuperados. A obra será entregue após a conclusão da etapa de sinalização.
Os municípios de Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo e Tarauacá também terão áreas de acesso recuperadas, assim como as dos municípios de Santa Rosa do Purus e Porto Walter.
Dentro do estande, o Deracre proporcionou uma experiência cinematográfica aos visitantes, onde o público participa de uma simulação. “É um espaço que simula como se estivesse na obra, dentro das máquinas, e nós colocamos o leque de trabalho do Deracre aqui, nós também colocamos os aeródromos, que nesse ano nós já entregamos oito”.
Sula Ximenes ainda ressaltou a importância do verão amazônico para avançar em regiões de difícil acesso. “Nós temos pouco tempo para fazer as recuperações e manutenções necessárias”, disse a presidente.