Rio Branco, 7 de agosto de 2025.

sem fronteiras 2

Adolescência primeiro, gravidez depois: prefeitura de Rio Branco promove capacitação e mutirão inédito para prevenir gravidez precoce

Estudante elogiou programa desenvolvido pela prefeitura em parceria com a Sesacre: Foto cedida

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nos dias 5 e 6 de agosto uma ampla ação voltada à prevenção da gravidez na adolescência. A iniciativa integra o projeto “Adolescência primeiro, gravidez depois” que, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), visa ampliar o acesso de adolescentes aos métodos contraceptivos de alta eficácia, com foco na educação em saúde, autonomia feminina e qualificação dos profissionais da Atenção Primária.

Durante a ação, 11 médicos da rede municipal foram capacitados para a inserção do Dispositivo Intrauterino Hormonal (DIU Mirena®), considerado um dos métodos mais seguros e duradouros disponíveis atualmente. A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) disponibilizou 120 unidades do contraceptivo da Bayer® à Saúde de Rio Branco, viabilizando o início do mutirão de atendimento voltado especialmente para adolescentes da capital.

“Essa é uma ação que representa mais do que o cuidado com a saúde física. Estamos oferecendo um instrumento para que nossas adolescentes não tenham seus sonhos interrompidos. Garantir esse direito é garantir dignidade”, destacou o secretário municipal de Saúde, Rennan Biths.

A responsável técnica pela Saúde do Adolescente e do Jovem, Katiele Cordeiro, reforçou o impacto da iniciativa. “Nosso objetivo é fortalecer a saúde do adolescente aqui em Rio Branco e permitir que eles tenham o melhor projeto de vida possível, diminuindo os impactos que uma gravidez precoce pode gerar”.

Katiele também destaca o caráter de empoderamento da ação: “São várias questões que a gente está cuidando e fortalecendo aqui no nosso município, e eu estou muito feliz com essa ação de hoje, onde elas podem se empoderar e cuidar melhor do futuro delas”.

Para a estudante Stefany Taiane, que participou da atividade, a iniciativa chegou no momento certo: “É muito legal a gente poder vir num posto, colocar o DIU e ter esse cuidado para não ter filho agora na adolescência. Assim, dá pra fazer a faculdade, viver essa fase e construir nossa vida com mais calma”.

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, reafirmou o compromisso da gestão com políticas públicas que acolhem e orientam a juventude. “A gente precisa garantir que nossos jovens tenham estrutura, orientação e liberdade para fazer boas escolhas. A gravidez na adolescência pode interromper trajetórias. Como eu sempre digo: nosso compromisso é cuidar de gente; e com informação e cuidado, podemos mudar histórias”.

A ação reforça a diretriz da Saúde de Rio Branco de promover saúde com responsabilidade social, respeitando o tempo de cada fase da vida e garantindo que a adolescência seja vivida com dignidade, liberdade e oportunidades reais de desenvolvimento.

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Talento do Acre
“Comecei a lutar porque sofria bullying”; Conheça o pugilista de ...
2
Boa notícia
Parceria amplia oferta de exames a crianças no Acre
3
Tião Bocalom destaca importância da liberdade de imprensa durante...
4
Legado, Oportunidade
Morre empresário que acreditava no esporte como transformação na ...
5
Médicos do estado decidem deflagrar greve na sexta-feira
Sem Fronteiras

» Notícias Relacionadas

ac.gov.br