
O Festival Matias de Teatro de Rua segue transformando as ruas de Rio Branco em um cenário de magia e arte. Após uma estreia vibrante, que envolveu o público e transformou a Praça da Revolução, no Cento da capital acreana, em um palco, a programação desta quinta-feira, 7 de agosto, promete encantar o público com espetáculos de teatro, circo e música, trazendo a diversidade cultural de artistas locais e convidados de outros estados.
A programação, que se estende até 19 de agosto, não se restringe à capital. Será realizada nos municípios de Senador Guiomard, Bujari, Plácido de Castro, Vila Campinas e Porto Acre, unindo artistas de todo o Brasil e valorizando os talentos da terra.
O coordenador-geral do projeto, Lenine Alencar, destaca a importância da diversidade cultural presente no evento. “O Festival Matias tem a característica de poder ter a participação de grupos culturais locais e de grupos das cinco regiões do Brasil. Um dos nossos objetivos é contemplar pelo menos um grupo de cada região. Neste ano, estamos com oito grupos de diversas regiões, o que nos permite dialogar com as diferentes manifestações culturais e artísticas de cada estado, traçando toda a questão dos diálogos sociais que acontecem nas cidades onde esses grupos atuam”, observou.
O evento, que celebra a sétima edição, reforça a conexão da cidade com a arte pública, oferecendo um espaço de lazer e reflexão para todas as idades. Prepare-se para uma tarde e noite cheias de emoção, risadas e histórias.
Realização e parcerias
O Festival Matias de Teatro de Rua 2025 é uma realização da Cia Visse e Versa/Comitê de Cultura do Acre – Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), em parceria com SESC/Acre e Federação de Teatro do Acre (FETAC).
O Festival também conta com apoio da prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB); prefeitura de Senador Guiomard, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FUNCAV), prefeitura do Bujari, por meio da Secretaria de Cultura Municipal; e da prefeitura de Plácido de Castro.
O projeto também conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM/Governo do Acre); e Fundação Nacional das Artes (FUNARTE) e Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura (MINC/Governo Federal).
Confira a programação de hoje:
_ Praça das Crianças (bairro: Parque dos Sabiás):_
Às 17h:
• Sinira e Chuvisco In Concert: AcreAtiva Produções Culturais apresenta 45 minutos de pura arte, mostrando a força da cultura acreana.
•
Às 18h:
• Era uma vez um rei: O Grupo Pombas Urbanas, de São Paulo, apresenta uma história que fará o público viajar por 40 minutos.
Praça da Revolução (Centro)
Às 17h:
• Kakarecos in Solo The Tchello: O Grupo Experimental de Artes Vivartes do Acre apresenta um espetáculo com 45 minutos de duração, cheio de criatividade e talento local.
Às 18h:
• As Gineteadas do Valente Toninho Corre Mundo na Estância de Cidão Dornelles: O Grupo TIA, do Rio Grande do Sul, desembarca em Rio Branco com uma performance que promete entreter por 50 minutos.
Às 19h:
• Boka – O Centro do Mundo: Gabi Benedita, de Pernambuco, encerra a noite com um espetáculo de 40 minutos, garantindo risadas e reflexão.
O Festival Matias de Teatro de Rua é uma oportunidade única para vivenciar a arte de forma gratuita e acessível. Prestigie os artistas, apoie a cultura e se divirta com a família e os amigos.
Na página do festival @festivalmatiasdeteatroderua, você acessa a programação completa e fica por dentro de tudo que vai rolar.