O Acre foi um dos destaques na primeira edição do Prêmio MEC de Educação Brasileira, realizado nesta terça-feira, 11, no Palácio do Planalto, em Brasília. A iniciativa, promovida pelo Ministério da Educação (MEC), busca valorizar práticas de inclusão, diversidade, desempenho e valorização do ambiente escolar. Dos 35 municípios premiados, Rodrigues Alves foi reconhecido na categoria Educação Infantil.

A premiação também reconheceu o alto desempenho na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 54 alunos em todo o país, entre eles, os estudantes acreanos Ana Evelyn Andrade Martins e Guilherme Amaral Castro.
Os vencedores da edição de 2025 do Prêmio MEC da Educação Brasileira foram selecionados com base em indicadores oficiais da educação básica, como o Censo Escolar, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a Avaliação da Alfabetização e o Enem, além do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Todas as análises foram realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sem abertura de editais ou inscrição prévia.
Entre redes de ensino estaduais e municipais, escolas e estudantes, a edição contou com 116 premiados.