De 12 a 14 de agosto, em Rio Branco, acontece o 1º Simpósio de Vigilância dos Ambientes e Processos de Trabalho em Postos de Revenda de Combustíveis. O evento, organizado pelo Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), será realizado no auditório do Museu dos Povos Acreanos, a partir das 8h.
Com foco especial na exposição ao benzeno, substância invisível e altamente tóxica, associada a doenças graves como câncer e distúrbios hematológicos, o simpósio busca mapear riscos ocupacionais e fortalecer ações de prevenção em ambientes de trabalho.
“A Secretaria de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde e com os sindicatos que representam a categoria, promove este momento de esclarecimento e troca de conhecimento voltado aos profissionais. O foco é a saúde do trabalhador e a exposição ao benzeno, um tema importante e delicado, que exige atenção para alertar e orientar aqueles que atuam nas unidades de distribuição de combustíveis e estão expostos a esse agente nocivo”, destaca Ana Cristina Moraes, secretária adjunta de Saúde.

A iniciativa reunirá vigilâncias de saúde, Cerests regionais, gestores, empresários, trabalhadores de postos e especialistas nacionais. O objetivo é promover a troca de experiências, aprimorar protocolos de segurança e reforçar a responsabilidade compartilhada entre trabalhadores, empregadores e poder público para reduzir a exposição a agentes nocivos.
“A principal característica do benzeno é ser um agente carcinogênico, capaz de causar câncer na medula, no cérebro, na pele e em diversos outros órgãos. A contaminação ocorre pela vaporização da substância, como durante o abastecimento de veículos, e não existe um nível seguro de exposição, qualquer contato pode levar ao desenvolvimento da doença. Na gasolina, a situação é ainda mais preocupante, pois não existe combustível livre de benzeno”, explica o palestrante e referência nacional em saúde do trabalhador, Alexandre José Jacobina.
A programação inclui palestras, rodas de conversa e atividades práticas, como inspeções sanitárias simuladas, proporcionando aos participantes um espaço de aprendizado e troca de conhecimento para melhorar a proteção à saúde no setor.
“Muitos trabalhadores estão expostos a riscos à saúde, e discutir temas como a exposição ao benzeno é fundamental para a Secretaria de Saúde. Com esse trabalho, conseguimos promover a saúde de forma efetiva. Nosso objetivo é fortalecer a vigilância em saúde, prevenindo doenças e protegendo a vida dos profissionais”, destaca o gerente do Cerest, Fernando de Abreu.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Postos de Combustíveis do Acre, Plínio Calixto, enfatiza a importância do simpósio para a conscientização da categoria. “A maioria de nós, trabalhadores dos postos de combustíveis, não tem o conhecimento adequado a respeito da nossa saúde enquanto trabalhador. E, com essa iniciativa, estamos aqui para adquirir essas informações, agregar conhecimento e repassar para os nossos colegas”, finaliza.
Com informações da Agência de Notícias do Acre