
Em uma ação de solidariedade e empatia, as equipes do Instituto de Terras do Acre (Iteracre) realizaram nesta sexta-feira, 15, um “mutirão” de doação de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre).
A iniciativa parte também de um pedido do governador do estado, Gladson Camelí, que por meio de um vídeo, publicado em suas redes sociais, faz um apelo para que os acreanos doem sangue.
O Hemoacre está enfrentando uma situação preocupante: o estoque de sangue da unidade está em estado crítico, principalmente para os tipos O, tanto positivo quanto negativo. Com essa baixa no estoque, os atendimentos de emergências, cirurgias e transplantes estão sob ameaça em todo o estado.
Para a presidente do Iteracre, Gabriela Câmara, a ação com as equipes da instituição tenta mostrar a importância da doação. “A gente sabe que não existe substituto para o sangue e o quanto é necessário, principalmente, para as cirurgias. Então, mobilizamos nossos servidores para estarem aqui e mostrarem o quanto é importante esse gesto de amor e solidariedade”, disse.

Como doar
A unidade do Hemocare está localizada na Avenida Getúlio Vargas, em Rio Branco. O centro segue recebendo doadores de segunda a sábado. Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos.
No caso de menores de idade, é preciso apresentar autorização dos responsáveis. O doador deve estar bem alimentado e portar um documento oficial, físico ou digital, com foto.