Rio Branco, 16 de agosto de 2025.

1200X250 - cópia

Eleição de 2026 será mais uma batalha da “guerra” entre os grupos políticos de Mazinho e Gerlen em Sena Madureira

Eleição em Sena, mais uma vez, vai ser polarizada entre Gerlen e Mazinho

Em uma cidade marcada pela polarização entre os grupos políticos do ex-prefeito Mazinho Serafim e do atual prefeito Gerlen Diniz, as eleições de 2026 em Sena Madureira serão mais uma batalha da guerra entre ambos, que  mais que adversários, são desafetos pessoais declarados.

Mazinho já afirmou nos “quatro cantos” do Acre que é pré-candidato a deputado federal, e se considera um dos favoritos a ser campeão de votos no Vale do Iaco. Do outro lado, Gerlen ainda não falou publicamente quem será o seu escolhido para concorrer à Câmara Federal, mas nos bastidores, os rumores que o nome poderá sair entre o seu irmão Gene Diniz, atual deputado estadual,  ou sua esposa, Lia Santiago, atual secretária de assistência social. Gerlen era deputado federal, de onde saiu para concorrer ao cargo de prefeito de Sena.

Independente do nome escolhido, o candidato de Diniz tem um grande potencial eleitoral, já que terá o importante apoio da “máquina”  municipal.

E a deputada Meire Serafim?

Com a declarações públicos do próprio Mazinho quer será candidato a deputado federal, surge a dúvida do futuro político de Meire Serafim, esposa de Mazinho, e atual deputada em Brasília. Uma das especulações é a de que Meire não dispute as eleições do ano que vem e seja preparada para disputar a eleição para prefeito em 2028 contra a reeleição de Gerlen Diniz.

Nomes de Sena à Aleac

Em relação à disputa a uma vaga na Assembleia Legislativa, Mazinho Serafim sempre declarou que seu candidato é o atual deputado Gilberto Lira, que vai concorrer à reeleição. Lira foi o candidato derrotado por Gerlen nas eleições municipais. Os dois mantém uma relação de lealdade política há vários anos.

Já o grupo de Gerlen Diniz tem a natural candidatura à reeleição de Gene Diniz. Caso o deputado e irmão do prefeito seja “ungido” para disputa à Câmara Federal, as opções nos bastidores são estão entre seu irmão mais novo Geandre Diniz, o seu fiel escudeiro e vereador Pantico, ou Charmes Diniz, vereador e atual presidente da Câmara Municipal, e que é primo de Gerlen.

Em uma cidade em que se politiza até times de futebol, a eleição em Sena Madureira promete ser uma das mais acirradas e mais uma vez se tornar “um campo de batalha” entre os grupos de Mazinho Serafim e Gerlen Diniz.

Segundo o TRE-AC, o município  conta, atualmente, com quase 30 mil eleitores, sendo o terceiro maior colégio eleitoral do Acre.

Compartilhe em suas redes

sem fronteiras1