Rio Branco, 19 de agosto de 2025.

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Com investimento de R$ 105 milhões, Gladson Camelí assina ordem de serviço para obras do Arco Viário de Rio Branco

Máquinas já trabalham na obra do Arco Viário de Rio Branco: Foto Luís Oliveira

Foi assinado nesta segunda-feira, 18, a ordem de serviço para o início de três lotes de obras do Arco Viário, chamado também de Arco Metropolitano, de Rio Branco. A iniciativa faz parte do Programa de Infraestrutura e Saneamento do Estado do Acre (Proisa).

Financiada com recursos de operação de crédito externo, junto ao Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), o projeto conta também com R$ 38 milhões via emenda parlamentar do senador Márcio Bittar. O investimento total das obras somam R$ 105 milhões.

O governador do Acre, Gladson Camelí, destaca que a obra é importante marco para a infraestrutura de Rio Branco e, também, do estado.

“Para que a gente possa cada vez mais melhorar o direito de vida das pessoas da zona rural para a zona urbana. É o ano do executar, o verãozão chegou.  E a obra é para que possa melhorar o direito de ir e vir, o escoamento da produção, a geração de emprego e renda e aquece a nossa economia. Essa daqui é uma das principais obras que está no nosso planejamento de infraestrutura”, destaca Camelí.

A previsão do projeto é que quatro trechos sejam pavimentadods, totalizando 27,78 km. Além disso, também está incluso a construção da 6ª Ponte sobre o Rio Acre. A estrutura, atualmente em fase de licitação, terá cerca de 326 metros de extensão.

De acordo com a presidente do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), Sula Ximenes, a obra vai contribuir para a melhoria do trânsito de Rio Branco.

“Serão 27 km de pavimentação que vão pegar da subestação do Belo Jardim e sair no custódio Freire, no ramal do Mutum. Uma obra que vai desafogar o trânsito dentro de Rio Branco, trazendo mais mobilidade, mais segurança” afirma.

Gladson Cameli assinou a ordem de serviço ao lado da presidente do Deracre, Sula Ximenes: Foto Luís Oliveira

Abrangendo o trecho entre o entroncamento da Estrada do Quixadá e o entroncamento com a Rodovia Estadual AC-010, a primeira etapa da obra abrange 4.142 mil metros. Já o trecho entre a ponte sobre o Rio Acre e o entroncamento com a Estrada do Quixadá conta com 6.273 metros. E o trecho entre a BR-364 (Subestação de Rio Branco) e a ponte sobre o Rio Acre conta com 6.167 metros.

Para o senador Márcio Bittar, o impacto mais importante da obra está no efeito que a obra tem para a vida da população.

“Eu acho que o impacto mais importante é o ânimo das pessoas. Quando você faz uma obra nova como essa aqui, tirando do centro de Rio Branco os caminhões de carga pesada que vem de Rondônia, do resto do Brasil para cá, eu acho é um dinheiro que circula e tudo mais, mas também é uma maneira de que as pessoas se animem e possam perceber que o Acre pode trilhar o mesmo caminho que outros estados da federação trilharam”, aponta o parlamentar.

O senador complementa. “Eu acho que além da obra, que é importante, moderniza, tira o trânsito do centro da cidade, também há esse efeito de mostrar para o povo acreano que a pobreza que a gente vive hoje, o desemprego não é obra de Deus, é obra do homem. É obra de gestão, que não deu conta. E se é obra do homem, a gente pode mudar”, enfatiza.

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, também esteve presente na cerimônia. O gestor da capital acreana destacou o potencial de explosão econômica que a obra tem para a cidade e para o estado como um todo.

“É uma obra que passa cortando grandes áreas que nós temos de agricultura. E tem agricultura familiar e em alta escala também. E tudo isso valoriza as áreas e traz mais investidores. Então, sem dúvida nenhuma, essa é uma obra que, além de resolver o problema estrutural de transporte, também ajuda muito a aumentar os valores de cada propriedade que estarão ao longo dessa estrada”, finaliza.

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