Rio Branco, 22 de agosto de 2025.

obras em movimento

MPAC vai apurar denúncia de discriminação contra criança autista em agência da Caixa em Rio Branco

Caso vai ser investigado pelo Grupo de Trabalho na Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (GT-TEA): Foto acervo MPAC

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Grupo de Trabalho na Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (GT-TEA), acompanha a denúncia de constrangimento sofrido por uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e sua mãe em uma agência bancária de Rio Branco.

O MPAC realizará uma escuta humanizada da família, com objetivo de oferecer acolhimento adequado e coletar as informações para adotar as providências cabíveis.

De acordo com o relato encaminhado ao MPAC, a mãe da criança afirmou ter sido constrangida por um segurança do estabelecimento, que teria determinado que a filha se calasse em razão do seu comportamento característico do espectro.

A situação foi considerada vexatória e discriminatória pela mãe, que afirmou ter ouvido relatos semelhantes sobre experiências vividas por outras famílias no mesmo estabelecimento.

O caso viralizou após ser mostrado pelo Portal Acre. O episódio foi formalmente comunicado ao MPAC pelo vereador Felipe Tchê na manhjã desta última quinta-feira, 21.

Veja o vídeo:

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Boa notícia
Parceria amplia oferta de exames a crianças no Acre
2
Tião Bocalom destaca importância da liberdade de imprensa durante...
3
Legado, Oportunidade
Morre empresário que acreditava no esporte como transformação na ...
4
Médicos do estado decidem deflagrar greve na sexta-feira
5
Calixto falando ou dizendo?
Sem Fronteiras

» Notícias Relacionadas

1080 x 250 (1)