
A Marca Turística de Xapuri está sendo apresentada em novos territórios do Brasil, especificamente na 9ª edição do Salão Nacional do Turismo – Conheça o Brasil, em São Paulo (SP), realizada entre os dias 21 e 23 de agosto. A apresentação do logotipo está incluída nas atrações do estado acreano durante os três dias do evento.
Ecobags, chapéus e copos foram os produtos levados para os participantes da feira conhecerem a identidade visual da “Princesinha do Acre”. A marca foi aprovada em 2024 e lançada no dia 15 de agosto e representa uma celebração que reforça a história, a cultura e o compromisso ambiental da cidade.
Mais do que um logotipo, a marca traduz, por cores e símbolos, a essência histórica e cultural de Xapuri. O secretário municipal de Cultura e Turismo, Nader Sarkis, explica o significado de cada elemento da identidade visual.
“O ‘X’, de um certo ângulo, é possível ver uma cruz, como se fosse uma representação de uma cruz, que seria a representação da fé do povo, das romarias que existem em Xapuri e dos santos da floresta. O ‘A’ é a casa do Chico Mendes, que é um patrimônio tombado pelo Iphan, visitada por muitas pessoas fora do Brasil. A letra ‘P’ remete à preservação, que é a luta que o Chico Mendes teve para com a nossa floresta amazônica”, explica.
Nader complementa. “O ‘U’ é como se fosse um ouriço de castanha sem a tampa, que representa também a união dos povos. A letra ‘R’ remonta aos rios, pois são dois que existem na cidade: o Rio Acre e o Rio Xapuri, que através desses rios também têm uma exploração turística. E a letra ‘I’ representa uma seringueira, tem os cortezinhos diagonais e uma tigela fincada para poder colher o látex e o pinguinho do ‘i’ é representado pela poronga, que é aquela lamparina que o seringueiro usa quando vai extrair o látex das seringueiras”, acrescenta.
Além disso, a marca conta também com a assinatura “O Acre nasceu aqui” que faz referência à Revolução Acreana, destacando o papel da cidade como berço de identidade e resistência do povo acreano. Segundo Nader, a participação na feira, junto ao prefeito Maxsuel Mais, é para mostrar a nova identidade visual e o potencial turístico que Xapuri possui. O Ministro do Turismo, Celso Sabino, entusiasta da região amazônica, visitou a equipe para conhecer a marca.
“Tivemos a alegria de poder fazer uma conversa, embora rapidamente, mas o presenteando com o kit promocional da nossa marca, ele que é um entusiasta da Amazônia e gosta muito da nossa cidade. Enfim, tem sido muito proveitoso, muito importante, e estamos apenas começando a divulgar a nossa marca. O que queremos é tentar chamar mais pessoas para Xapuri, movimentar toda a estrutura da cidade para poder, com mais propriedade, receber pessoas para visitação. Queremos engrandecer o turismo na nossa cidade”, enfatiza.