Rio Branco, 28 de agosto de 2025.

sem fronteiras 2

Acre leva projetos de planejamento e orçamento sensível a gênero para Congresso Nacional

Avanços na gestão pública, valorização do servidor e prestação de serviço qualificado à população são alguns dos principais objetivos do Governo do Acre ao participar do XIV Congresso Consad de Gestão Pública, realizado de 26 de agosto até a quinta-feira, 28, em Brasília. O evento reúne gestores governamentais e especialistas do país, além de representantes da sociedade civil.

O congresso é anualmente promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) para a troca de experiências e a busca de soluções para o aperfeiçoamento da gestão pública. Este ano, o evento foca em inovação, excelência e futuro do setor público e debate desafios como digitalização dos serviços, os modelos de contratação e parcerias, o fortalecimento das lideranças públicas e a melhoria da eficiência na entrega de políticas públicas.

Equipe acreana esteve presente no evento que visa o aperfeiçoamento de políticas públicas. Foto: Wesley Moraes/Repac

“Nosso grande objetivo é transformar esses debates em resultados concretos para potencializar a valorização do servidor e o serviço prestado ao cidadão acreano”, afirmou o representante da Secretaria de Administração (Sead) no evento e secretário adjunto de pessoal do órgão, Guilherme Duarte, destacando a importância dos debates neste sentido.

“Para o Acre, participar significa trocar experiências, trazer soluções inovadoras e alinhar nossas políticas às melhores práticas nacionais”, afirmou ele, reforçando que temas como “inovação na gestão de pessoas, transformação digital e sustentabilidade fiscal estão totalmente conectados com a agenda do estado”.

Congresso abordou temáticas atuais, com foco na inovação e transformação digital. Foco: Wesley Moraes/Repac

Compromisso

O diretor-executivo da Representação do Governo do Acre em Brasília (Repac), Samuel Lisboa, destacou os impactos positivos dos debates, especialmente nas áreas de inovação e transparência no serviço público, ampliando informações e reforçando as ações com este objetivo.

“O reforço na inovação e na transparência na gestão é determinação do governador Gladson Camelí e orientação do secretário da Repac, Fabio Rueda, para potencializar as ações de interesse da sociedade e possibilitar que o governo possa entregar cada vez mais e melhores políticas públicas para os acreanos”, disse Lisboa, que destacou o papel da Repac na busca de melhorias para o estado em Brasília.

A relevância dos temas em discussão e boas práticas na área para potencializar a gestão pública também foi destacada pelo representante da Secretaria de Governo, Marcos Silva, e pelo assessor do gabinete da vice-governadora, Tadeu Braga.

“O papel do Segov é fazer a articulação política e aproximar os órgãos do governo e um congresso que apresenta boas práticas de gestão pública é fundamental para que essas articulações sejam bem feitas”, disse Marcos. “Participar deste congresso permite articular pautas estratégicas, ouvir especialistas e promover parcerias intergovernamentais”, reforçou Tadeu.

Acre é exemplo

Além de participar dos debates, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), teve duas experiências positivas selecionadas e que serão apresentadas nesta quarta-feira, 27, no Congresso. Um dos projetos trata da elaboração de planejamento estratégico para os órgãos setoriais e que está sendo implementado para promover a cultura de planejamento no estado.

“Entre os objetivos estratégicos da Seplan está a promoção da cultura de planejamento e uma das ações que estamos desenvolvendo, que é levar o curso de elaboração de planejamento estratégico para os órgãos, em parceria com a Sead”, explicou a servidora Mayara Galdino, da equipe da Diretoria de Planejamento Estratégico e Governança daquela secretaria.

O outro projeto com solução inovadora trata sobre o aprimoramento do orçamento público a partir de orçamentos temáticos e que vem sendo desenvolvido pela Seplan. No Congresso será apresentado o orçamento sensível ao gênero, focando nos impactos do orçamento junto aos públicos masculino e feminino.

“Verificar de que forma o orçamento está chegando nas políticas públicas, seus impactos e indicadores orienta a tomada de decisão do gestor na implementação das ações diante dos reduzidos recursos públicos”, explicou o servidor Denys Bandeira, do Departamento de Estudos de Planejamento Orçamentário da Seplan.

Com informações da Agência de Notícias do Acre

Compartilhe em suas redes

sem fronteiras 2