Os vereadores, tanto da oposição como da base, decidiram deixar a sessão desta quarta-feira, 27, da Câmara de Rio Branco e impedindo a votação de cerca de 27 pautas que foram colocadas para votação na ordem do dia.
O motivo da saída foi a ausência do requerimento que pedia o afastamento do superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), Clendes Vilas Boas, após ser acusado de supostamente ter cometido assédio moral contra funcionários da instituição.

Entre as matérias da ordem do dia, estavam a prorrogação do Programa de Recuperação Fiscal (Refis) para o ano de 2025 e sete vetos que estão travando a pauta há dias. A saída foi iniciada pelo vice-presidente da casa legislativa, o vereador Leôncio Castro (PSDB).

“Presidente, eu queria aproveitar o embalo do nosso vereador João Paulo e ontem foi noticiado em alguns sites locais que o Refis não tinha sido votado ontem, que os vereadores esvaziaram a sessão por falta de quórum. Eu gostaria só de colocar a verdade que no dia de ontem, alguns vereadores resolveram se ausentar do plenário porque também não foi colocado o requerimento que o vereador João Paulo acabou de comentar (referente ao afastamento do superintendente). Então em repúdio, em repúdio a tal situação, eu vou me retirar desse momento da sala”, disse o parlamentar no momento que saiu da sessão.
Logo em seguida, o vereador João Paulo (Podemos) também se retirou da sessão que reforçou que a pauta está na terceira semana em debate e sem uma solução da casa.
“Até um ato tanto quanto antidemocrático. E aqui eu não estou falando nem de esquerda e nem de direita.
Que fique bem claro para a sociedade riobranquense que estou me retirando da sessão por não concordar com uma coisa que deveria ser superada e resolvida dentro dessa casa legislativa. Estamos indo para a terceira semana no mesmo debate e as coisas não avançam. O meu mandato é livre e respeitoso com as pessoas e também gosto de ser respeitado e por isso vou me retirar da sessão”, enfatizou.
Após ambos os parlamentares repudiarem a decisão da Mesa Diretora em não pautar o requerimento, outros parlamentares também decidiram se retirar. Com a falta de quórum, o presidente da Câmara, o vereador Joabe Lira, encerrou a sessão.
Veja o vídeo: