Uma vitrine de sabores e criatividade em torno da mandioca, o Festival da Farinha reúne famílias e turistas e promove, todas as noites, um concurso gastronômico com pratos inovadores a base do produto que é marca registrada da culinária acreana.
Nesta quinta-feira, 28, a reportagem do Portal Acre conversou com a produtora rural, Marciânia Uchoa, que está sendo destaque nesta edição do evento. Moradora da comunidade Pentecostes, na zona rural de Cruzeiro do Sul, Marciânia, ao lado da família e de outras produtoras, apresentou variedades tradicionais como farinha branca, farinha amarela, tapioca, biju, pé de moleque e farofa, além de receitas diferenciadas à base de mandioca.

Uma das grandes novidades, e que tem chamado a atenção, é o macarrão de macaxeira. Vencedor do concurso realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o prato será apresentado nas próximas etapas do festival.
“Nunca tínhamos feito. No curso, o professor ensinou que era possível, e uma colega levou a ideia adiante. Foi assim que nasceu o macarrão de macaxeira”, contou Marciânia.
Com 40 anos, Uchoa afirmou que desde sempre trabalha com derivados da mandioca. “A família é grande e todo mundo participa. Produzimos de tudo um pouco: tapioca, farinha, beléu, biscoitos. É uma tradição que passa de geração em geração”, disse.

O Festival da Farinha proporciona o contato direto com quem mantém viva a tradição agrícola e culinária do Vale do Juruá. O evento segue nos próximos dias com apresentações culturais, shows, estandes de gastronomia e concursos com mais novidades criativas com a mandioca, ingrediente símbolo da região.