
A Câmara de Rio Branco votou nesta terça-feira, 2, os requerimentos que solicitam o afastamento do superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), Clendes Vilas Boas, da pasta. As matérias têm gerado embates na casa legislativa há semanas.
Um dos requerimentos é de autoria do vereador Fábio Araújo (MDB). O pedido foi protocolado no dia 14 de agosto pelo parlamentar e solicita o afastamento de Villas Boas em razão das denúncias de assédio moral contra o gestor da RBTrans. A solicitação pede o afastamento até a completa apuração dos fatos.
Na votação, o requerimento do vereador foi rejeitado pela casa legislativa.
Dos 12 parlamentares presentes, seis votaram a favor e 6 contra. Votaram contra o afastamento, os vereadores Aiache (PP), Bruno Moraes (PP), Felipe Tchê (PP), Leôncio Castro (PSDB), Lucinele Vale (PP) e Samir Bestene (PP). A favor do afastamento votaram os vereadores João Paulo (Podemos), André Kamai (PT), Elzinha Mendonça (PP), Eber Machado (MDB), Fábio Araújo (MDB) e Zé Lopes (Republicanos).
Com o empate, o presidente da Câmara, o vereador Joabe Lira (União), deu o “voto de minerva” em desfavor do requerimento. Com o voto do parlamentar, o requerimento foi rejeitado.
A sessão foi “esvaziada”. Dois 21 vereadores, apenas 13 participaram da votação: Não estiveram presentes os vereadores Raimundo Neném (PL), Joaquim Florêncio (PL), Neném Almeida (MDB), Antônio Morais (PL), Márcio Mustafá (PSDB), Matheus Paiva (União), Rutênio Sá (União) e Moacir Júnior (Solidariedade).