
Durante a sessão da Câmara de Rio Branco desta terça-feira, 2, os vereadores votaram os requerimentos que solicitam o afastamento do superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), Clendes Vilas Boas, da pasta.
Há semanas, as matérias têm gerado embates na casa legislativa. O primeiro requerimento votado foi o de autoria do vereador Fábio Araújo (MDB). A solicitação foi rejeitada com 7 votos contrários.
O segundo requerimento, que pede o afastamento de Villas Boas, a entrar na ordem do dia é de autoria da própria base da prefeitura na Câmara. O pedido foi protocolado no dia 19 de agosto e conta com nove assinaturas.
A solicitação pede o afastamento temporário do superintendente da RBTrans em razão das denúncias de assédio moral contra o gestor, com o objetivo de enviar qualquer interferência na apuração dos fatos e garantir a proteção da instituição, das testemunhas e dos servidores envolvidos.
Na votação, o requerimento foi aprovado pela Câmara. Dos 21 parlamentares que compõem a casa legislativa, 13 participaram da votação. A pauta foi aprovada com 12 votos a favor e um contra. A vereadora Lucilene Vale (PP), que também é vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres, foi a única parlamentar a votar contra o requerimento.
Com a aprovação, o processo deve ser acompanhado pela Ouvidoria Municipal e pela Corregedoria-Geral, que são os órgãos responsáveis por conduzir as investigações.