
O governador Gladson Camelí e o secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, realizaram na manhã desta terça-feira, 2, uma visita institucional às obras de revitalização da unidade Canguru e do setor de acolhimento da Maternidade Bárbara Heliodora, localizada na capital acreana.
As reformas buscam melhorar a infraestrutura do local e garantir atendimento qualificado por meio da ampliação dos leitos e melhor distribuição dos equipamentos, tanto para as mães e gestantes, como para os recém-nascidos.
Para o governador Gladson Camelí, a obra representa um investimento em dignidade e respeito às mulheres e crianças. “São cerca de 79 leitos, sendo que 10 são novos e estão sendo entregues para a população totalmente equipados, para que a população possa se sentir acolhida e que o atendimento seja cada vez mais humanizado. Isso reforça o nosso compromisso em melhorar vidas e diminuir as dificuldades”, disse o gestor.
Além disso, o governador ressaltou que com a revitalização resulta na diminuição do tempo de espera em filas e garante a eficiência do atendimento ambulatorial.
De acordo com o secretário de Saúde, Pedro Pascoal, a obra é de extrema importância para a comunidade acreana de maneira geral, já que cuida do momento do parto e da saúde familiar.
“Hoje nós estamos aqui, felizes e honrados, de entregar a revitalização da unidade e a abertura de novos 10 leitos aqui na maternidade Bárbara Heliodora, para acolher da melhor forma às nossas gestantes, acolher de forma mais digna um momento tão especial, que é o nascimento das nossas criança”, pontuou.
Na oportunidade, Pedro Pascoal compartilhou que, após a entrega da nova maternidade, a estrutura do Bárbara Heliodora será transformada em uma unidade de atendimento pediátrico.
“É importante destacar que, a partir do momento em que a nova maternidade for inaugurada, essa estrutura [da Bárbara Heliodora] será transformada em leitos pediátricos. Nós teremos em operação o Hospital da Criança, que terá seu atendimento estendido. Ou seja, a ideia é transformar essa estrutura em um hospital, um pronto socorro pediátrico”, acrescentou o secretário.
Segundo o diretor de Administração e Finanças da Sesacre, Wanderson Bragança, as mudanças refletem em diversos pontos estruturais. “A revitalização da estrutura foi efetuada na parte da pintura, forro, iluminação, elétrica, manutenção da rede de distribuição de gás. Tudo isso para que a maturidade funcione em 100%, o que já vem sendo feito e que só será melhorado a partir de então”, concluiu.