Um vídeo enviado à redação revela as dificuldades enfrentadas por quem precisa navegar pelo Rio Purus no período do verão e transportar mercadorias para abastecer a cidade de Santa Rosa do Purus, o que reforça a necessidade urgente da abertura de uma estrada para tirar o município do isolamento.
Durante o trajeto, os trabalhadores enfrentaram dias exaustivos e uma verdadeira batalha para poder navegar por trechos críticos do manancial. Diante das dificuldades os moradores pedem celeridade no processo para a abertura da estrada.
Além dos desafios que exigem força física e disposição, os trabalhadores também estão expostos a ferroadas de animais aquáticos, como arraias e outros perigos diários. Somente a estrada irá amenizar o sofrimento de quem precisa transportar alimentos para o município.
Com a seca do rio e as dificuldades do frete, as mercadorias sobem de preço, o que acaba impactando diretamente no bolso do consumidor. Com a estrada, o transporte ficaria mais barato e consequentemente melhoraria a qualidade de vida da população.
Em que pé está o projeto para a abertura da estrada?
O projeto para a abertura da estrada ainda se encontra em fase de licitação, visando a contratação de uma empresa para a realização de estudos de impacto ambiental. O Governo do Acre não tem prazo específico para o dia exato em que o trabalho de fato possa iniciar.