Durante a transmissão ao vivo da segunda noite da Expo Xapuri 2025, a eleita Rainha do Rodeio, Ana Alcântara, conversou com o Portal Acre sobre a emoção de receber o título. A jovem, mais conhecida como Ana Tupá, tem 18 anos e sensibilizou o público ao representar com orgulho a comunidade rural de onde vem.
Ana é moradora do Projeto de Assentamento Tupá, localizado dentro da Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes, e compartilhou que não esperava vencer o concurso, mas recebeu o incentivo de amigos e familiares para participar.

“Nunca foi um sonho meu, mas meus amigos me motivaram. Eles disseram que eu tinha chance, que eu era bonita, e se dispuseram até a ajudar com patrocínio. Aí resolvi me inscrever. E deu certo”, compartilhou.
A preparação para participação do concurso não foi fácil. De acordo com Ana, foi necessário viajar cerca de 33 km entre a zona rural e a cidade para conseguir ensaiar, conciliando os compromissos e a rotina da família.
“Foi um processo difícil, mas valeu a pena. Então, foi muito importante. Eu passava três dias na cidade, fazia os ensaios direitinho com a Deise, que inclusive agradeço a ela, que foi uma ótima coreógrafa”, disse agradecendo.
Ana também falou sobre outros desafios da competição, como aprender aprender a dançar e até mesmo tocar berrante. “Tive um pouco de dificuldade, mas sei certo”, afirmou.
Outro ponto destacado durante a conversa foi sobre o investimento necessário para participar do concurso. O figurino para apresentação foi alugado e o custo, de cerca de R$ 2 mil reais, mostra o esforço financeiro que envolve a participação das candidatas.
Ao representar a beleza, a força e a simplicidade das mulheres do campo, Ana reforçou a importância de mostrar que o agronegócio não se resume a grandes fazendas, mas também inclui algo muito importante: a produção familiar.
“Eu estou feliz por estar representando o agro. Produções que a gente consome no dia a dia e para a venda também. E está sendo muito importante representar, principalmente, a minha família, que vive da produção de café e outros cultivos”, destacou.
Questionada sobre o futuro, a nova rainha da Expo Xapuri afirmou que ainda não sabe se vai seguir no mundo da beleza e das redes sociais, mas admitiu que a experiência abriu portas importantes.