
A semana que sucede a realização da primeira edição da feira agropecuária Expoxapuri tem sido de muita movimentação no sentido inverso com a desmontagem de toda a estrutura que proporcionou a realização de um evento de negócios e entretenimento que tem sido considerado o maior da história da cidade e que também já teve o anúncio de reedição em 2026 pela atual gestão municipal.
Mas além de reunir grandes shows, rodeio, feira de negócios e milhares de visitantes, a Expoxapuri 2025 também se destacou pelo viés social. A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), promoveu a troca de ingressos (pulseiras) para as atrações noturnas por dois quilos de alimentos não perecíveis, com exceção de sal, açúcar e macarrão instantâneo.
A iniciativa resultou na arrecadação de aproximadamente 10 toneladas de alimentos, que agora serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social no município, por meio das ações da Semas. O secretário municipal de Assistência Social, Ismar Alberto Mota, destacou o impacto da ação que foi realizada durante vários dias na quadra de esportes da Praça da Juventude:
“A Expoxapuri mostrou que é possível unir diversão e solidariedade. Cada pessoa que contribuiu na entrada ajudou a encher a mesa de quem mais precisa. Esse gesto coletivo reforça o espírito comunitário de Xapuri e nos enche de esperança para continuar trabalhando pelas famílias que enfrentam dificuldades”, enfatizou Mota.
Segundo a organização da feira, a ação solidária reforça a ideia de que eventos como a Expoxapuri não podem se limitar apenas ao entretenimento e aos negócios, mas também devem representar um espaço de cidadania e compromisso social onde seja possível adotar estratégias para ajudar as pessoas mais vulneráveis do município.