
A reportagem do Portal Acre conversou na tarde desta quinta-feira, 11, com o presidente do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), Cel. Mário César, após viralizar uma transmissão ao vivo feita por adolescentes internos no Centro socioeducativo Unidade Aquiry nesta quarta-feira.
Os menores usaram o celular de um prestador de serviço terceirizado que emprestou o aparelho aos adolescentes. Mário César informou que o colaborador será dispensado.
“O que aconteceu é que o professor especificamente desse curso de barbeiro que está acontecendo na nossa unidade conseguiu entrar com o celular e durante a aula do curso, ele passou esse celular para os adolescentes e fizeram essa live. E já houve já aqui o pedido de substituição desse instrutor, que é de uma outra instituição. A gente normalmente trabalha com muitos parceiros, principalmente nessas atividades de cursos profissionalizantes, porque a gente precisa de instrutores”, disse.
Além do desligamento do servidor terceirizado, o presidente do ISE afirmou que será aberto um procedimento administrativo para apurar a conduta dos agentes que permitiram a entrada do celular na unidade, o que é proibido. ” Eu abri um procedimento aqui pela Corregedoria para apurar todas as circunstâncias desse fato, a questão desde a entrada desse celular, a postura dos nossos servidores porque em toda atividade que é feita, essa atividade deve ser acompanhada pelos agentes de segurança, pelos agentes socioeducativos”, disse Mário.
Ainda conforme o gestor, os adolescentes estão sendo submetidos ao conselho disciplinar da unidade e após a apuração, o relatório será enviado ao Ministério Público do Estado do Acre (MPAC).