Rio Branco vai ser o centro de debates importantes durante a 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa de Clima e Florestas dos Governadores (GCF Taske Force), que será realizada entre 19 e 23 de maio.

São esperados pelo menos 141 participantes, entre secretariado do GCF, comitê de lideranças, governadores, equipe governamental, delegados, observadores, potenciais observadores e comitê global.
A GCF busca criar e implementar mecanismos de incentivo à redução de emissão de gases de efeito estufa, especialmente quando relacionada ao desmatamento e à degradação florestal (REDD+). A reunião anual da GCF é um fórum para que governadores, representantes de organizações internacionais, do setor privado e sociedade civil, discutam e compartilhem experiências sobre políticas e projetos de baixo carbono.
Ter uma edição no Acre é a oportunidade de o Estado reforçar seu papel como protagonista nas discussões climáticas e apresentar as políticas e projetos de sustentabilidade que tem implementado ao longo dos anos.
Em janeiro, ao ser encontrar com a diretora de projetos do GCF Task Force, Colleen Lyons, o governador Gladson Camelí falou da expectativa para esse encontro, que, além de discutir uma nova economia ambiental, deve ser porta de entrada para a COP30, que será realizada em novembro, em Belém (PA).
“A 15ª Reunião Anual do GCF é uma oportunidade única para reforçarmos o papel do Acre como protagonista nas discussões climáticas. Vamos mobilizar governadores, secretários e o governo federal para garantir que seja um evento histórico e transformador”, afirmou Cameli.
Governadores com presença confirmada
Clécio Luís (Amapá);
Wilson Lima (Amazonas);
Régis Alencar (Pando/Bolívia);
Mário Cirbián (Santa Cruz/Bolívia);
Óscar Barzón (Tarija/Bolívia);
Luis Francisco Aguilar (Caquetá/Colômbia);
Antonio Pulgar Lucas (Huánuco/Peru);
Jorge Chável Silvano (Loreto/Peru) – delegado GCF;
Rosa Cruz (VG San Martin/Peru) – delegado GCF;
Manuel Rupay (Ucayali/Peru) – delegado GCF;
José Alejandro Shiriqui (MO Beni/Bolívia);
Magali Orellana (MO Orellana/Equador);
Jorge Pérez Flores (MO Lambayeque/Peru);
Óscar Guerrero (PO Amazonas/Colômbia);
Arnulfo Naranjo (PO Guaianía/Colômbia);
Yeison Martínez (PO Guaviare/Colômbia);
Jhon Gabriel Acosta (PO Putumayo/Colômbia);
Luis Alfredo García (PO Vaupés/Colômbia);
Alfredo Bedolla (PO Michoacán/México);
Segismundo Ordinola (PO Tumbes/Peru).