
Em entrevista ao Portal Acre nesta sexta-feira, 12, o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes do Acre (DNIT), Ricardo Araújo, compartilhou atualizações sobre as obras de recuperação da principal ligação rodoviária do estado, a BR-364.
O superintendente esteve em Brasília na quinta-feira, 11, para ajustar o processo de reconstrução. “Conversamos com a equipe que está finalizando o processo de reconstrução da BR, do lote 4, que chega até 20km depois de Manoel Urbano, então estamos com praticamente com tudo pronto e ele será entregue até o final de setembro. E todas essas licitações estão sendo feitas por Brasília e eu já estou muito satisfeito com os avanços”, disse Ricardo Araújo.
Além disso, Araújo compartilhou que a estrada já apresenta melhoras significativas.
“A estrada já melhorou de forma significativa desde que começamos os trabalhos, e atualmente, esse trecho entre Sena Madureira e Feijó, já conta com a presença de muitas equipes, o tapa-buraco está muito bem feito e até o final de setembro e início de outubro, esse trecho não vai mais ter buraco. E na semana que vem, já vamos avançar em Sena Madureira”, acrescentou.
Ricardo Araújo afirmou que, com a chegada dos recursos, o trecho de Tarauacá até Liberdade, entrarão na fase final de contratação. “As empresas que ganharam já vão assinar o contrato e até outubro, a expectativa é que esse trecho também já esteja sem buraco”.
Junto ao trabalho de tapa-buraco, as equipes conduzem a aplicação do macadame, um tipo de pavimentação feita com técnicas que melhoram a drenagem e a resistência às variações climáticas. Apesar do alto custo, o material é considerado ideal por atender as necessidades do estado.
“Nós já estamos aplicando o macadame em vários trechos, e já temos cerca de 22km de macadame. E isso é muito satisfatório para nós. Em Brasileia, por exemplo, você quase não vê naus buracos, apenas em um trecho de 5km, que será fechado ainda esta semana. Então estamos avançando e até o final de outubro, a expectativa é concluir esse lote de Brasileia e Assis Brasil e, em breve, não vai mais ter buracos”, pontuou.

Um dos trechos que vinha causando preocupação na administração do DNIT, de Sena Madureira ao Bujari, também recebeu atualizações. “Nós finalmente conseguimos sair dessa fase burocrática, já vamos assinar o contrato e semana que vem o pessoal já estará na pista”, celebrou.
O superintendente do DNIT adiantou que o órgão irá realizar, em especial durante o período de chuvas, uma campanha de prevenção, para que os trechos recuperados não sejam afetados pelo peso de carretas e outros veículos pesados de transporte.
“Nós iremos colocar uma balança no Bujari e outra em Xapuri, para que a gente consiga controlar melhor o peso das carretas que passam com muito peso, para que não afete o trabalho que está sendo feito com o macadame, e vamos dar prioridade aos carros pequenos.