
Cenas de muita violência por parte do poder público contra a população do Alto Acre que prestigiou o Festival de Praia em Brasiléia foram registradas. Assistir os vídeos dos seguranças agredindo um homem foi de doer o coração. Sei não, se fosse com meu filho, irmão ou pai tenho certeza absoluta que não ficaria o dito pelo não dito. E o pior de tudo, seguranças pagos com dinheiro público para agredir covardemente o povo. Aguardemos que o Ministério Público faça alguma coisa.
Festival da alegria

Ao contrário de Brasileia, lá pelas bandas do Juruá, mais precisamente em Mâncio Lima, aconteceu o Festival do Coco, uma festa organizada, bonita e acolhedora. A população compareceu em peso e foi uma festa só. Quando se faz as coisas organizadas, é esse o resultado, sem violência e uma linda festa para o povo.
Capixaba dando exemplo
No mesmo período do episódio de violência, como o de Praia em Brasiléia, aconteceu a ExpoCapixaba, festa muito bonita e também prestigiada. Teve rodeio e tudo que uma feira agropecuária precisa ter: alegria e diversão para os munícipes.
União Progressistas obeso
Na política, existem duas coisas essenciais: o timing e a ocasião. Por exemplo, segundo o cálculo dos articuladores políticos do União Progressistas, a previsão é que lá no UP serão 16 deputados estaduais concorrendo a reeleição, o partido fará entre 10 e 12 deputados eleitos. Já para federal, as coisas pioram. Só nessa federação, há 6 deputados federais eleitos que concorrerão a reeleição, mais o Fábio Rueda, irmão do presidente nacional do União Progressistas, então sobrarão duas vagas pra completar a chapa. Muito obesa essa chapa. Mas temos que esperar, ainda tem muita água para passar debaixo dessa ponte progressista.
Senador para todos os gostos
Na última semana, o deputado estadual Manoel Moraes externou o desejo de ser candidato ao Senado em 2026. Ele está se articulando com alguns prefeitos e deputados estaduais para obter apoio e decidir. Se receber um sim, ele será candidato e, junto com ele, vem Márcio Bittar e Sérgio Petecão, ambos para reeleição. Jorge Viana, que já foi senador. Mara Rocha, que já foi deputada federal. Jéssica Sales, que também já foi deputada federal, Eduardo Veloso e Coronel Ulysses, que também são deputados federais.
Caboré: Tu não tá esquecendo de alguém não?
Ah, sim, Leandro da Captura e o Sanderson Moura, que aparece de 4 em 4 anos resolvendo os problemas do Acre como candidato ao senado. Bem lembrado, minha querida coruja.
Caboré: E o governador Gladson Cameli?
Oh minha corujinha, os citados acima brigam por uma vaga, o Gladson está em outro patamar na política acreana… gostem ou não, mas verdade precisa ser dita: para Gladson perder essa disputa ao Senado, só se não concorrer. O homem é amado pelo povo e não entro no mérito e nada, somente o que a população fala sobre ele de Santa Rosa do Purus a Assis Brasil.
Fatos e curiosidades
Assistindo ao Festival do Coco em Mâncio Lima, fui pesquisar sobre o plantio de coco na região e descobri que, em 2011, a Secretaria de Agricultura na gestão de Louro Marques investiu pesado no setor logo após uma praga assolar as plantações do fruto da região. Foram feitos estudos, pesquisas e um plantio de quase 80 mil pés de coco no município. Daí para cá, só cresceu e Mâncio Lima abastece todo o Acre. Fora dele, há uma fazenda que, sozinha, tem 120 mil pés de coco. A gestão atual tem investido alto no fruto, no café e em outras culturas, mas não podemos esquecer as origens. Jonas no café e Louro Marques no coco.
Solidariedade em movimento

No último sábado, 12, o partido fez um encontro de lideranças capitaneado pelo presidente estadual, o deputado Afonso Fernandes, e a presidente municipal de Rio Branco, Taiane Santos, onde falaram sobre comunicação, marketing político, leis e estratégias para vencer as eleições. O partido projeta 3 deputados estaduais e 1 federal. Afonso sabe o caminho das pedras para formar boas chapas e Taiane mostrou na última eleição municipal como é que se faz. Aí é para ficar de olho, porque partido organizado está a um passo à frente de quem não sabe trilhar o caminho.
PDT também terá chapas competitivas
O presidente do PDT é um exímio montador de chapas e já declarou que o PDT terá chapas competitivas tanto para estadual como federal. Se o Tchê falou, tá falado, pois Tchê, Bittar e Afonso são feras nessa arte de montar boas e competitivas chapas.
Eticamente desconfortável
No Acre, onde a maioria dos eleitores são bolsonaristas, a deputada federal Socorro Neri não se sentiu confortável o suficiente para responder se é a favor da anistia dos presos do 8 de janeiro, consequentemente estendida ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Saiu pela tangente, porque não quer surfar a onda bolsonarista, mas também não quer problemas com os seguidores dele.
Caboré: Gato escaldado tem medo de água fria Hihihihihi
Recado dado
No discurso do 01, durante a abertura do Festival do Coco em Mâncio Lima, o recado que o governador deu para os desavisados dizia assim: se você não quiser vir comigo, está fora do governo e eu vou tirar de imediato. Pelo menos, foi isso que eu entendi.
Caboré: Eu entendi de outra forma
Qual?
Caboré: Mailza, tô te ajudando, agora se tu não se viabilizar é problema teu. Minha parte eu tô fazendo e bem direitinho, depois não me culpe se você não decolar…
Eita porra, Caboré, como tu sabe dessas coisas?
Caboré: Eu voo longe pra saber das minhas informações, Fredson.