
A comunidade rio-branquense já pode se voluntariar para a ação coletiva Dia Mundial da Limpeza, uma iniciativa do Instituto Limpa Brasil que já atuou em mais de 200 países e busca conscientizar os brasileiros sobre a importância do descarte correto de resíduos para diminuir os impactos das emergências climáticas e os índices de poluição. O evento acontece no dia 20 de setembro, às 7h, e terá a região da Gameleira, em frente à bandeira do Acre, como ponto de encontro.
O ato é gratuito, aberto a todas as idades e os voluntários ganharão certificado reconhecido pelo Limpa Brasil. Além disso, a mobilização tem o apoio da Faculdade Unama. A organização reforça a importância de cada participante levar garrafas de água para hidratação, itens de proteção solar e luvas reutilizáveis.
De acordo com o líder do Limpa Brasil no Acre, Kauã Lucas, não é a primeira vez que o evento acontece na capital acreana, mas que a última edição de destaque foi em 2022. “O Dia Mundial da Limpeza já acontece há alguns anos, mas em 2025 a gente tem a expectativa de mobilizar mais de 40 voluntários e mostrar que toda e qualquer atitude faz a diferença”, disse Cabral.
Para o líder, o cenário atual da região torna a atividade ainda mais urgente e necessária. “Quando olhamos para o cenário atual do nosso estado, como a ameaça de uma seca histórica e temperaturas extremas, a importância desse evento só cresce. A poluição tem agravado essas emergências climáticas, e compromete a qualidade da água, a saúde dos animais e da população”, acrescenta.
Kauã Cabral acredita que cada movimento gera um impacto significativo. “Nós acreditamos que falar sobre conscientização ambiental e agir coletivamente é essencial nesse momento, porque pode parecer um passo simples, mas tem um grande impacto”, reforçou.
Segundo dados do Limpa Brasil, o voluntariado já mobilizou mais de 618 mil brasileiros em 2024, o que gerou a remoção de 1.256 toneladas de resíduos em mais de mil eventos pelo país. Com um crescimento de 3% no índice de participação, os dados evidenciam a mobilização da sociedade civil e a importância da participação social na causa ambiental.
Para participar do evento, acesse o site do instituto e garanta a sua participação.