
Mileny Andrade (estagiária), sob supervisão de Leônidas Badaró
Na manhã desta terça-feira,16, moradores do Loteamento São Sebastião, em Rio Branco, realizam um protesto na Avenida Sobral, para denunciar o que chamam de abandono do bairro e cobrar providências da prefeitura. A manifestação bloqueia a rua com pedaços de madeira e conta com a participação de famílias inteiras que dizem não aguentar mais viver sem infraestrutura básica.
Segundo os moradores, a comunidade sofre há anos sem saneamento, rede de esgoto, abastecimento de água e asfaltamento. Além disso, em períodos de chuva, as casas ficam constantemente alagadas, aumentando a revolta da população.
“O que nós estamos reivindicando aqui é que nós não temos saneamento, não temos esgoto, não temos água, e toda vez que chove nosso bairro fica debaixo de água. Nós já protocolamos documentos na prefeitura há muito tempo e nada fizeram. Esse protesto é para que venha alguém da prefeitura, um secretário, para dar uma resposta”, relatou a dona de casa Edileide Ramos, moradora do loteamento.

A Associação de Moradores também reforça as cobranças. Em ofício encaminhado à prefeitura em agosto deste ano, assinado pelo presidente Nelson Ferreira Santos, a comunidade denunciou que todas as ruas do loteamento estão intrafegáveis desde 2023, impedindo a circulação de moradores, inclusive pessoas com deficiência. No documento, os moradores pedem com urgência a manutenção das vias e afirmam que já protocolaram diversos ofícios junto à Seinfra, mas até agora não receberam retorno.
O protesto deve continuar até que algum representante da prefeitura vá até o local para dialogar com os moradores.