
O secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanipal Mesquita, anunciou durante a abertura da etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho, realizada nesta terça-feira, 16, a liberação de recursos para a implantação da Unidade Modelo do Sistema Nacional de Empregos (Sine) no Acre.
Com um investimento no valor de mais de R$ 1 milhão, provenientes de recursos do Governo Federal e do Estado, o projeto representa uma nova fase para o desenvolvimento do Acre, que poderá contar com uma estrutura moderna e com a oferta de serviços diversos, além de cursos de qualificação, orientações sobre o mercado de trabalho e atendimento psicológico e social voltado ao fortalecimento do índice de empregabilidade.
Durante o evento, com a presença do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, Assurbanipal Mesquita reforçou que o investimento fortalece o serviço do Sine no estado.
“Essa é, provavelmente, a primeira vez que estamos conseguindo fortalecer esse serviço e com esse investimento, vamos estar criando o projeto Casa do Trabalhador, que será uma versão mais ampliada do Sine, para poder abranger a atuação. Todos os dias são anunciadas de 100 a 200 vagas, e vamos fortalecer isso com a oferta de cursos de qualificação e atendimento com orientação psicológica para que as pessoas possam se adequar ao mercado de trabalho”, disse Mesquita.
O secretário também destacou a implementação do “Trabalhador 4.0”, que trabalha a formação dos trabalhadores com ideias inovadores e de modernização. “Esse programa de formação tem o intuito de implementar tecnologias e modernizar o trabalhador, para que ele tenha uma empregabilidade melhor, tendo em vista que as tecnologias e a inteligência artificial tem se destacado”, pontuou.
Além disso, o Sine passará a atender trabalhadores autônomos, como uma forma de incentivar a formulação de garantias trabalhistas para os empreendedores.