
O presidente da Assembleia Legislativa do Acre, o deputado estadual Nicolau Júnior, foi entrevistado do podcast Um “Dedin” de Prosa desta quarta-feira, 17. Além do trabalho desenvolvido à frente da instituição, os entrevistadores Leônidas Badaró e Fredson Camargo também fizeram questionamentos referentes ao cenário político nas eleições de 2026.
O ponto mais importante abordado durante o bate-papo foi a recorrente informação de bastidores da política sobre a possibilidade de seu nome ser ventilado como um dos pré-candidatos ao Palácio Rio Branco em 2026. Nicolau confirmou que tomou a iniciativa de “frear” esse tipo movimentação de aliados e pessoas de seu entorno para não criar desgastes no Palácio Rio Branco, já que a atual vice-governadora Mailza Assis já declarou a intenção de concorrer ao cargo.
“Temos uma candidata que cresceu bastante, está crescendo, que é a nossa vice-governadora, a Mailza, que também tem várias qualidades, tem o governo do lado, tem o governador Gladson, que é um fenômeno politicamente, que tem que tem um carinho muito grande da população. Então, tem que juntar tudo isso, todo o grupo, a classe política, para poder estar caminhando”, finalizou.
No entanto, Nicolau voltou a dizer que é um “soldado” do governador Gladson Cameli e lembrou que a política é feita de oportunidades, o que deixa claro que se for um entendimento do governador, não está descartada uma disputa para outro cargo que não seja a reeleição à Aleac.
“Porque eu iniciei na política através do governo dele. O Gladson sempre foi a minha vitrine desde o início. Então, assim, eu sou do grupo, do Progressistas e tenho o maior respeito. O meu pensamento é trabalhar pela união, para que possamos continuar fazendo esse bom trabalho do governo. A política é feita de oportunidades. Lembro do senador Petecão, que ninguém queria ser candidato a senador, ele foi e ganhou. Então, é a oportunidade. A oportunidade pode passar para mim ou pode passar para outro candidato”, detalhou.
Outro assunto agordado na entrevista foi sobre a possibilidade de Nicolau concorrer como deputado federal ou senador nas próximas eleições.
“Eu me sinto muito bem, sabe? Muito confortável ali na na Aleac, porque foi ali que eu iniciei a minha vida política e o mandato do deputado estadual é um mandato no qual podemos fazer muita coisa boa, porque hoje o deputado tem as suas emendas. Estou no meu terceiro mandato e a terceira vez que sou presidente da casa e, tenho certeza, que temos dado uma grande contribuição ao Acre”, afirmou.