
A Tribuna Popular desta quinta-feira, 18, na Câmara de Vereadores teve como tema de debate a importância da educação financeira nas escolas. Para falar sobre o assunto, a casa legislativa recebeu o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Acre (CDL), Marcello Moura, para falar sobre o assunto. A sugestão da tribuna foi do vereador Joabe Lira (União).
De acordo com Marcello, a presença na Câmara também é para solicitar aos parlamentares uma emenda a Lei Municipal n⁰ 2.287, de 9 de julho de 2018, para adequar o Programa Municipal de Educação Financeira às diretrizes da Lei Estadual nº 4.129, de 17 de julho de 2023, que institul o Programa Estadual de Educação Financeira no âmbito da rede pública de ensino do Estado do Acre.
“Essa lei institui a educação financeira, não como disciplina, mas como projeto dentro do ensino municipal. Nós já estamos com esse projeto em curso no Estado, no Ensino Fundamental II, que é do quinto ao nono ano, está acontecendo em 11 escolas hoje e teremos as provas, que serão em outubro e em novembro deste ano, para fazer o reconhecimento e entregar a premiação dos 12 alunos e quatro professores que receberão cerca de R$ 280 mil”, explicou.
Marcello destacou que a premiação é fruto de uma parceria com o governo do estado. “No qual todo o recurso proveniente da alocação dos espaços da ExpoAcre para o mercado privado que foi direcionado para pagar essa premiação. Então, no estado está acontecendo, semana a semana, todos os dias, a nossa equipe está visitando as escolas, acompanhando essa transferência de conhecimento dos professores aos alunos, e em outubro terão duas provas”, afirmou.
O presidente da CDL complementou. “O que nós queremos aqui no Parlamento Merim é aprovar a alteração dessa lei para três coisas principalmente: que preveja a parceria público-privada para que possamos fazer as Olimpíadas, futuramente, no município; que crie a cooperação com o estado para que a secretarias Estadual e Municipal de Educação possam compor dentro do mesmo projeto; e para conscientizar os nossos vereadores sob as necessidades de políticas públicas para fomentar a redução do endividamento que assola mais de 80% das famílias do Brasil e do Acre”, acrescentou.
Conforme o presidente da Câmara, o vereador Joabe Lira (União), a sugestão da tribuna visa ser uma forma de inserir, também nas escolas do município que são de ensino infantil, a educação financeira.
“Nós sabemos que mais de 70% dos brasileiros estão endividados. Então, isso passa também pela falta de conhecimento, pela falta de educação financeira. E o problema financeiro acaba desencadeando outros problemas, como os familiares. Inclusive, nós temos visto até pessoas que, infelizmente, chegam ao suicídio porque contraem dívidas e acabam não conseguindo pagar. Então, isso mostra a importância desse projeto, a importância de nós, desde cedo, com as nossas crianças, já ensinarmos a educação financeira, já ensinarmos como gastar o dinheiro, como economizar e como manter as finanças reguladas para que não tenham problemas, como vemos hoje”, disse.

Questionado sobre apresentar a emenda no plenário para ser votado, Joabe respondeu de forma enfática.
“Essa proposta de emenda vai ser apresentada hoje também, para que possa em seguida ser tramitada aqui na casa, passar pelas comissões e ser apreciada no plenário. Mas com certeza vai ser aprovada, com o apoio dos outros vereadores, porque todos sabem da importância desse Projeto de Lei, da importância dessa temática, não só para o município, mas para todo o estado do Acre”, concluiu.