A nova edição do Exporta Mais Amazônia será realizada na capital acreana entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro e vai contar com rodadas de negócios entre empresas brasileiras e compradores internacionais qualificados.
O objetivo do evento é alavancar os negócios internacionais e estimular o empreendedorismo em Rio Branco. Ao todo, 67 empresas brasileiras, sendo 20 delas do Acre, participarão do evento.

Nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, acontecem, dentro do evento, as rodadas de negócios presenciais. Participarão 20 potenciais clientes dos cinco continentes, agrupados pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
22 compradores confirmaram a presença no Exporta Mais Amazônia, vindo de países como China (4), África do Sul (2), Emirados Árabes Unidos, Índia (2), Bulgária (1), Equador (2), Estados Unidos (1), Indonésia (1), Irlanda (1), Itália (1), Moçambique (1), Países Baixos (1), Peru (1), Reino Unido (1), Rússia (1) e Suíça (1).
Nesta etapa, os compradores negociam compras de Artesanato, Madeira tropical e sustentável processada, Açaí, Castanha do Brasil, Café Robusta Amazônico, Farinha de Mandioca, Frutas processadas, Carne bovina e Carne suína.
Além disso, as empresas também vão contar com apoio exclusivo de matchmaking gratuito, capacitação, vitrine digital internacional e apoio exclusivo para empresas do Norte e lideradas por mulheres e pessoas negras/pardas.
O Exporta Mais Amazônia também promove o empreendedorismo na região, pois os visitantes de outros países terão a oportunidade de fazer uma imersão na realidade da capital acreana através de visitas a indústrias alimentícias da região e do contato com extrativistas dentro da floresta amazônica.
Sobre o Exporta Mais Amazônia
Criado em 2023 pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Exporta Mais Amazônia tem como objetivo fomentar as exportações de setores compatíveis com a floresta e de alto valor agregado da Amazônia brasileira. A primeira edição, realizada em Rio Branco, no Acre, movimentou mais de R$ 50 milhões em negócios.
Durante a segunda edição do Exporta Mais Amazônia, a cidade de Belém (PA) foi palco de uma iniciativa que reforça o potencial econômico de produtos compatíveis com a floresta amazônica programa promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), 15 compradores internacionais de 12 países estiveram na cidade para negociar com 33 empresas da região Norte. O resultado foi um sucesso: R$ 35,2 milhões em acordos comerciais imediatos e futuros.
O Exporta Mais Amazônia é uma iniciativa da ApexBrasil que visa conectar o comércio exterior a empreendedores de todo o país, de forma gratuita. O programa é estruturado na realização de rodadas de negócios no Brasil, que envolvem a vinda de compradores internacionais, selecionados por nossos escritórios no exterior, para encontros com produtores brasileiros cuidadosamente selecionados de vários segmentos. Além disso, os compradores internacionais têm a oportunidade de conhecer a cadeia produtiva brasileira por meio de visitas técnicas.