A Comunidade Batista Vida (CBVida), em parceria com a empresa Duque Sustentabilidade, produziu o primeiro lote de sabão ecológico feito a partir de óleo de cozinha usado. A iniciativa nasceu de uma demanda apresentada pelos moradores do bairro Hélio Melo, que relataram, durante uma visita educativa promovida pela Rede de Ações Sociais e Ambientais da CBVida, que muitos estabelecimentos locais despejavam óleo no igarapé que corta a comunidade.

O descarte irregular, além de causar entupimentos, contamina o solo e a água. Para se ter uma ideia do impacto, apenas 1 litro de óleo pode poluir até 25 mil litros de água, o que compromete não só o meio ambiente, mas também a saúde da população.
Diante do problema, a igreja se tornou ponto de coleta do resíduo e passou a mobilizar seus fiéis e a comunidade do entorno sobre a importância do descarte correto. Graças ao engajamento de empresas pertencentes a membros da CBVida, foi possível produzir o primeiro lote: 60 barras de sabão. Parte será destinada às famílias cadastradas na rede de ações sociais da igreja, e a outra parte retornará às empresas que contribuíram com a doação do óleo, reforçando o ciclo sustentável da ação.

José Geraldo Xavier, proprietário do restaurante Boneco de Neve em Rio Branco, é um dos empresários que abraçou a iniciativa da Igreja CBVida. Ele conta que seu restaurante já destinou mais de 300 litros de óleo usado para reutilização no projeto ambiental.
“Eu estava no culto e o pastor Marquinhos falou sobre o projeto, me interessei, procurei os responsáveis e fiquei muito feliz de poder contribuir. É gratificante fazer uma coisa boa e ajudar a diminuir a degradação do meio ambiente”, relata.
Ele conta ainda que antes, apesar de doar parte do óleo do restaurante, uma boa quantidade ia parar no lixo. “As pessoas vinham pedir, eu dava, alguns funcionários levavam também, mas sempre sobrava e uma parte era descartada”, lembra.
Hoje, além de colaborar com a coleta, José Geraldo também já experimentou o produto final. “Recebi um kit com algumas barras do sabão e é excelente, de ótima qualidade. Quando vi, pensei: nós estávamos jogando ‘ouro’ no lixo!”
Responsabilidade ambiental
O descarte incorreto de óleo de cozinha é um desafio enfrentado em diversas cidades brasileiras. Iniciativas de reciclagem já vêm sendo aplicadas em outras regiões do país, transformando o resíduo em sabão, biodiesel e até ração animal. No Acre, a experiência da CBVida mostra que a mobilização comunitária pode ser uma resposta eficaz e inspiradora, conectando boas práticas locais a um movimento nacional de sustentabilidade.
Fundada em 2023, a Rede de Ações Sociais e Ambientais da CBVida busca aproximar a igreja das necessidades da cidade, atuando na melhoria da qualidade de vida, na preservação ambiental e na promoção de ações solidárias.
“O meio ambiente foi criado por Deus para que possamos desfrutar dele, mas também cuidar e preservar. Acreditamos que a igreja tem um papel fundamental no processo de conscientização, porque líderes e pastores possuem a capacidade de influenciar positivamente as pessoas nesse sentido”, destacou o pastor Marquinhos Maciel, da CBVida.
Além do projeto do sabão ecológico, a comunidade já desenvolve outras iniciativas, como campanhas de conscientização sobre queimadas e descarte de lixo, mutirões de limpeza de igarapés, reflorestamento com plantio de árvores e até a instalação de totens para recarga de veículos elétricos.
Quem quiser descartar grandes quantidades de óleo de cozinha pode levar diretamente à sede da CBVida ou entrar em contato com o perfil @cbvidaambiental nas redes sociais.
Destaque nacional por soluções socioambientais

A atuação da Comunidade Batista Vida vem chamando a atenção além das fronteiras do Acre. Em reportagem publicada pela revista Veja, a congregação foi citada como exemplo de iniciativa socioambiental inovadora em nível nacional.
O texto destaca o trabalho da CBVida em projetos de conscientização ambiental em Rio Branco, incluindo a criação de um sistema agroflorestal em terreno próprio, que funciona como ecoponto de coleta de recicláveis e espaço de convivência para a comunidade. A reportagem também menciona a atuação da igreja em ações como a limpeza do igarapé São Francisco e outras iniciativas ligadas à preservação ambiental.
Esse reconhecimento reforça o papel da CBVida como referência no diálogo entre fé, cidadania e sustentabilidade, mostrando que a mobilização comunitária pode gerar soluções eficazes e inspiradoras para os desafios ambientais do país.