Rio Branco, 26 de setembro de 2025.

1200X250 - cópia (6)

Moradora com deficiência denuncia abandono em rua do Nova Esperança; Seinfra não prevê solução

A moradora do bairro Nova Esperança, Juliana de Melo, denunciou ao Portal Acre que a rua Rua Avestruz, onde fica localizada a sua residência, está sem asfalto e que há mais de três meses espera a pavimentação do local.

Juliana tem dificuldade de locomoção, faz uso de muletas e só pode sair de casa de carro. Segundo a moradora, a Prefeitura joga somente terra e passa o maquinário, mas sem efetivamente fazer a aplicação da camada de asfalto.

Rua sem asfalto dificulta locomoção de moradores. Foto: Cedida

“É muita poeira, então se chover vou atolar. Na última chuva, há duas semanas, atolei e como uso muletas não tenho como sair de casa para cumprir meus tratamentos”, relata.

Conforme Juliana, há cerca de 2 anos foi colocado o asfalto do lado direito da rua principal, mas a outra parte continua da mesma forma.

“Sempre que falamos com os funcionários que fazem o trabalho, eles dizem que é prioridade, mas já faz 3 meses que esperamos. E eu nunca vi o responsável pela obra na minha rua. Se está muito difícil, para quem anda a pé imagina para mim que uso muletas”, afirma.

Outro ponto que a moradora detalha se refere ao fato da garagem da sua casa estar no nível da rua devido às camadas de terra.

“A garagem tinha, porque já havia a calçada, mais ou menos 20 centímetros de altura da rua até o meio fio. Agora eles puseram tanta terra que quando chover vai entrar água na minha garagem, porque não tem mais a divisão. A rua subiu mais de meio metro. Eu tinha uma distância até chegar na minha garagem. Agora, emendou tudo e isso vai me prejudicar quando começar a chover”, desabafa.

Juliana ainda complementa. “Já fui na prefeitura explicar a necessidade do asfalto, fiz protocolo quando arrumaram apenas uma parte da rua, mas ninguém deu resposta”, acrescenta.

Rua de terra deve prejudicar ainda mais os moradores durante a época de chuvas. Foto: Cedida

A reportagem do Portal Acre entrou em contato com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra) para obter um posicionamento sobre a situação. Segundo o titular da pasta, Cid Ferreira, foram realizados trabalhos em quase todas as ruas do bairro, mas que, devido ao desperdício de água, algumas ficaram de fora.

“Já fizemos basicamente quase todo o Esperança, quase todas as ruas foram feitas recentemente. Se for fazer um levantamento, é possível ver as ruas devidamente prontas. Agora, aquelas ruas onde foi possível trabalharmos. O pessoal não para de jogar água quando estamos trabalhando, é todo tempo o desperdício de água, então não tem como trabalhar”, declarou.

De acordo com o secretário, a população foi comunicada sobre isto. “Alguns penduraram, porque reclamam falta de água e todo dia é caixa d’água que fica derramando, é lavagem de piscina, lavagem de garagem e não tem como trabalhar assim. E nós fizemos no bairro, recentemente, de oito a dez ruas. Então, se ficou alguma rua fora, foi por causa dessa situação”, acrescentou.

Questionado sobre o retorno dos trabalhos ao bairro, o titular respondeu que não há uma previsão. “Agora não tenho, nessa rua em específico não tenho. No Nova Esperança fizemos várias ruas, basta ir lá e comprovar. Agora vamos trabalhar em outro local, nós temos uma programação que vamos dar sequência. No momento, nós vamos trabalhar acredito que na baixada da Sobral”, concluiu.

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Boa notícia
Parceria amplia oferta de exames a crianças no Acre
2
Tião Bocalom destaca importância da liberdade de imprensa durante...
3
Legado, Oportunidade
Morre empresário que acreditava no esporte como transformação na ...
4
Médicos do estado decidem deflagrar greve na sexta-feira
5
Calixto falando ou dizendo?
Sem Fronteiras

» Notícias Relacionadas

Aleac_Queimadas_09-25