Rio Branco, 26 de setembro de 2025.

Cada um cuide da sua vida

Todos os dias me chegam várias sugestões de nota. Dentre elas, informações sobre a separação de fulano com beltrano, sobre a ex-mulher do fulano que está indo para festas nada republicanas, sobre o caso que fulano está tendo com aquela sicrana lá que ocupa cargo comissionada ou é terceirizada. Eu sempre escuto, agradeço e não publico, pois este não é o meu perfil como colunista e nem o meu intuito. Acho que cada um deve cuidar da sua vida, do seu casamento, da sua esposa e eu cuido da minha coluna e da minha Coruja Caboré.

Acre em New York

Uma equipe liderada pela vice-governadora Mailza Assis está na 17° Semana do Clima em Nova York – Eua, e lá a comitiva acreana apresentou ao mundo um aplicativo de monitoramento de enchente, o Acre Climate. Para nós, aqui no coração da Amazônia resta esperar que essa viagem até a Conferência do Clima, na sede da ONU nos traga bons frutos.

Caminhando contra o tempo sem lenço e sem documento…

Assim anda o MDB, não sabe para onde vai, porém caminhando e tentando montar uma chapa competitiva tanto para Deputado Estadual como para Deputado Federal, sendo que depende do Marcus Alexandre decidir a que cargo vai se candidatar. E o MDB precisa decidir qual candidato vai apoiar.  Mais indeciso que o MDB só o Márcio Bittar, que hora é comunista, outra liberal, hora é católico e outra evangélico. Eita povo indeciso… Hihihih

Ninguém é insubstituível, porém…

Foi bem ao estilo ‘ninguém é insubstituível, porém…’ que o ex-governador Flaviano Melo presidiu o MDB no Acre por 40 anos e não foi à toa. Flaviano sabia que ali existem várias opiniões diferentes e muitos interesses em jogo, logo precisava manter o equilíbrio. Wagner Sales assumiu a presidência logo após a morte de Flaviano e o MDB virou objeto de desejo dentro e fora da sede do ‘glorioso’. O certo é que Sales conseguiu se manter na presidência, mas ainda não está conduzindo o MDB como deveria ser.

Caboré: o MDB é mesmo tão importante assim nas próximas eleições, Fredson?

Claro minha corujinha, eu diria que é quem vai dar ou tirar o time de rua de alguém, quem vai dar chapa e palanque para alguém e terá chapas competitivas tanto no âmbito estadual como federal.

Bocalom voltou a andar

E dessa vez a regional escolhida foi o Alto Acre. O Prefeito de Rio Branco foi à Assis Brasil, Brasiléia, Xapuri e Capixaba. Foi recebido por seus colegas prefeitos, conversou e já está em Rio Branco, tocando a prefeitura… Bocalom é obstinado se não fosse não estaria na cadeira de prefeito da capital. Tenho falado muito sobre a candidatura dele, porque conheço esse jogo e sei que ele é candidato ao governo, até porque não vai ficar rodando os municípios à toa…

Viver é diferente de tá vivo

É essa a máxima que o governador Gladson Cameli está vivendo. Hora está de paletó e gravata, hora está de colete do governo e outra coloca seu jeans e sua bota e vai a Brasília com sua noiva e amigos assistir um show sertanejo, e claro tomando umas cervejas porque ninguém é de ferro e está tudo certo, até porque viver é diferente de tá vivo.

De volta ao game

Assistindo à peça publicitária do PT do Acre, publicada nas redes sociais nesta segunda-feira, 22, não pude deixar de fazer uma viagem ao passado. O PT sempre foi bom nessa área. Lembrei do Jorge Viana após deixar de ser prefeito de Rio Branco, eram imagens dele no lombo de um jumento, dentro de uma canoa pelos rios do estado, no meio da floresta… depois quando governador, a publicidade sempre foi pontual ao mostrar o Jorge trazendo o progresso para o Acre. Você gostando ou não, aceitando ou não o que o PT disse que fez por meio dos vídeos que publicava é inegável que o material de campanha do PT sempre foi muito bom! Assim como o novo vídeo, que está excelente.

Caboré: senti falta de um pouco de vermelho.

Eu tbm, mas ainda é cedo…

Sete deputados federais voltaram atrás na PEC da Blindagem

Assisti ao vídeo em que sete Deputados Federais, de outros estados é claro, pediram desculpas aos seus eleitores pelo voto a favor da tal PEC da Blindagem. Um disse que cedeu à pressão do partido, mas que pedia desculpas aos eleitores e ia resolver esse voto.

Caboré: e aqui no Acre como foi a votação?

Foram OITO votos, sendo apenas UM contra, de Socorro Neri, além de uma abstenção, que foi da Meire Serafim, além dos SEIS a favor: Ulisses, Duarte, Bárbary, Antônia Lúcia, Veloso e Adriano. E como aqui no estado tem muito bolsonarista doente, a população “passou o pano” legal, mas alguns que conheço estão envergonhados com esse PEC e eu só observando…

Morreu mas respira por aparelhos

O instituto de pesquisas Qaest, um dos mais respeitados do Brasil, fez uma pesquisa que mostrou que 86% dos brasileiros reprovam a PEC da Blindagem. Resultado? A presidência da Câmara de Deputados vai matá-la em bem do Brasil. O presidente Hugo Mota que não é besta nem nada, até porque o única besta que vi chegar à presidência da casa foi Severino Cavalcante e ficou bem pouquinho tempo, já se articulou com o ex-presidente Michel Temer, e os Deputados Aécio Neves e Paulinho da Força, este último escolhido como relator do PL. Foi aí que a PEC morreu sem está doente e caso tentem ressuscitá-la, pois a extrema direita na Câmara é a bancada do hospício, como Dr. Ulisses Guimarães chamou os extremistas, o senado já tem acordo pra nem colocá-la em votação.

Um ‘Dedin’ de prosa

Nesta quarta-feira, 24, às 16h, no canal oficial do Portal Acre no YouTube, teremos o prazer de entrevistar o futuro prefeito de Rio Branco (se o Bocalom renunciar para ser candidato ao governo) Alysson Bestene. Conto com a audiência e participação de vocês nesse bate-papo que será bem interessante, pois Alysson também é secretário de educação do município. Assistam!

Compartilhe em suas redes

Fredson Camargo

Fredson Camargo é jornalista, publicitário, estrategista político e co-fundador do Portal Acre.

» Blogs e Colunas

Por Leônidas Badaró

Por Daigleíne Cavalcante

Por Fredson Camargo

Por Nelize Fernandes

Por Robison Luiz Fernandes

Por Mariana Carvalho

Portal Acre