Rio Branco, 27 de setembro de 2025.

sem fronteiras1

PL que distribuir sacos plásticos biodegradáveis para recolhimento de dejetos de animais em áreas públicas de Rio Branco

Foi apresentado na sessão da Câmara de Rio Branco desta quarta-feira, 24, um Projeto de Lei (PL) que institui o Programa Municipal de Pontos de Distribuição de Sacos Plásticos Biodegradáveis para o recolhimento de dejetos de animais em parques, praças e áreas públicas da capital acreana. A proposta é do vereador Matheus Paiva (União).

O PL tem como objetivo incentivar a limpeza urbana, a preservação ambiental e a saúde pública. Para tanto, o Poder Executivo vai definir os locais os locais de instalação, as características técnicas dos dispensers e a forma de
manutenção e reposição dos sacos plásticos biodegradáveis.

PL visa garantir a limpeza urbana e a saúde pública. Foto: Cedida

“Todos nós percebemos o crescimento do número de animais de estimação em nossa cidade e, consequentemente, a presença deles em espaços públicos. Isso é muito positivo para a convivência, mas traz também a responsabilidade de manter esses ambientes limpos e saudáveis para todos. Com esse projeto, queremos oferecer infraestrutura simples e eficaz, disponibilizando dispensers com sacos biodegradáveis para que os tutores recolham os dejetos de seus animais. Assim, cuidamos da saúde pública, da higiene dos nossos espaços e do meio ambiente”, defendeu o parlamentar em seu discurso.

A iniciativa não cria obrigações diretas para o Executivo Municipal, já que é quem define os locais estratégicos para que o programa, por meio de regulamentação, seja desenvolvido em parcerias com entidades públicas, privadas e organizações da sociedade civil.

“Dessa forma, garantimos segurança jurídica e viabilidade para a proposta. Várias cidades brasileiras já adotaram medidas semelhantes, com resultados positivos na limpeza urbana, no bem-estar da população e na sustentabilidade ambiental. Rio Branco não pode ficar para trás. Ao adotarmos sacos biodegradáveis, contribuímos para a redução do impacto ambiental do plástico convencional, reforçando nosso compromisso com uma cidade mais sustentável e responsável”, acrescentou o parlamentar.

Após apresentação no plenário, a proposta segue para as comissões e, posteriormente, será levada para votação pela casa legislativa. 

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Boa notícia
Parceria amplia oferta de exames a crianças no Acre
2
Tião Bocalom destaca importância da liberdade de imprensa durante...
3
Legado, Oportunidade
Morre empresário que acreditava no esporte como transformação na ...
4
Médicos do estado decidem deflagrar greve na sexta-feira
5
Calixto falando ou dizendo?
Sem Fronteiras

» Notícias Relacionadas

1200X250 - cópia (6)